Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Aurelio A. Heckert: 10 Problemas com a Novo Pacto Moonlight

23 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 335 vezes

No mês passado eu falei sobre o o risco que o .Net representa para o software livre e a independencia tecnológica de modo geral no post ".Net e as Patentes Esquecidas".

Hoje, o site The Source publicou o artigo "10 Problems with the New Moonlight Covenant", de Jason Melton, mostrando que devemos redobrar a atenção para esse problema. O artigo tem um pouco mais de informação, mas o principal (a lista), repasso a tradução:

 

Problema #1: Somente Novell, Parte 1

De acordo com o termo definido Conformação de Host, somente a Novell pode criar "lançadores" para aplicações não-browser. Você não é a Novell? Você não pode implementá-lo.

 

Problema #2: Sem desvios

Além disso, aplicações shell são bastante limitadas. Novamente, de acordo com os termos definidos, aplicações shell não podem:

  1. Fazer qualquer coisa que um plug-in de navegador web não seja capaz.
  2. Fazer algo a mais ou a menos do que o Silverlight pode fazer.
  3. Impedir qualquer coisa que um plug-in de navegador web possa fazer.

 

Problema #3: Limitações de SO

Atuais e futuras versões do Windows e Mac são expressamente excluídos da definição de cobertura de Sistemas Operacionais. Sim, você leu certo. Moonlight não pode ser multi-plataforma.

 

Problema #4: The Killswitch (botão de desligar)

A Microsoft pode modificar ou suspender o pacto a qualquer momento. Claro, o que for distribuido antes da mudança/cancelamento estará "seguro", mas será um problema para futuras versões.

 

Problema #5: Sobreposição de Promessas

Microsoft afirma explicitamente que nenhuma outra licença, pacto, comunicado ou outro direito será concedido, mesmo que seja relacionado ou que se permita. Isto significa que todas as tecnologias no âmbito do chamado Microsoft Open Specification Promis ou Microsoft Community Promise, não podem ser abrangidas por ambos os conjuntos de promessas/pactos.

 

Problema #6: Somente Novell, Parte 2

As definições do "Moonlight" e as partes abrangidas claramente só se aplicam a "essas partes desenvolvidas por ou em nome da Novell".

 

Problema #7: Somente Novell, Parte 3

Os pacotes de mídia são cobertos apenas se você usar cópias do Moonlight providas pela Novell.

 

Problema #8: Plataforma Limitada

Apenas computadores pessoais estão cobertos. O pacto exclui explicitamente "assistentes digitais pessoais (PDAs), Pocket PCs, reprodutores de mídia pessoais (PMPs), ou telefones móveis".

 

Problema #9: Hostil à GPL

O "Pacto" da Microsoft é especificamente hostil à GPLv3. Você não está coberto se alguma parte está sob uma licença GPLv3 ou similares, mesmo que todas as outras qualificações sejam cumpridas. O simples ato de escolher uma licença GPLv3 ou similar é suficiente para anular o pacto.

 

Problema #10: Data de Expiração

Não só o pacto acaba em 31 de dezembro de 2012 (que pode ser prorrogado ou encerrado antes), mas pacto só se aplica durante o prazo. Ou seja, se o software está coberto em 30 de dezembro de 2012 e o pacto não foi prorrogado, então esse mesmo software já não é coberto em 1 de janeiro de 2013, mesmo se o uso anterior foi coberto.


Fonte: http://softwarelivre.org/aurium/blog/10-problemas-com-a-novo-pacto-moonlight

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.