Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Arx Cruz: Como gerar um patch usando o git

27 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 377 vezes

Você quer ajudar no desenvolvimento do seu aplicativo predileto, e não sabe usar o git, ou como gerar um patch com ele? Eis aqui uma pequena receita de bolo:

1 – Baixe o aplicativo do repositório git com o seguinte comando:

git clone git://repositorio.do.aplicativo.git

2 – Suponhamos que você quer criar um patch para ser enviado aos mantenedores do aplicativo em questão, qual a melhor maneira de fazer isso? Na minha opnião é criando um branch para o seu patch com o seguinte comando:

git checkout -b bug_xxxx_exemplo_de_branch

Pronto! Você criou um novo branch, e está pronto para programar!

3 – Programe!

Agora digamos que você fez várias alterações no código, está na hora de gerar o patch. Antes de mais nada, você precisa adicionar no git as alterações. Então digamos que você modificou o arquivo aplicativo.c e adicionou o arquivo novo_arquivo.c no seu patch, utilize o seguinte comando:

git add aplicativo.c novo_arquivo.c

Claro que você pode usar o git add para cada arquivo que você adicionar também.

Feito isso, vamos comitar essas alterações. Note que o commit nesse caso, não signfica que você estará subindo as alterações que você fez para o repositório git ainda (até porque talvez você não tenha permissão para isso). O commit é apenas para confirmar que você realmente terminou o que estava fazendo e está pronto para gerar o patch.

git commit

Vai aparecer um editor de textos, pedindo para você colocar as notas a respeito do patch. Salve tudo, e pronto! falta só um pouquinho para que você gere o patch, e isso você faz da seguinte maneira:

git format-patch master --stdout > meu_primeiro.patch

E pronto! Um patch novinho em folha para você enviar para o mantenedor do seu aplicativo preferido! E o melhor de tudo, ele só vai precisar executar um único comando para aplicar seu patch.

Antes que eu me esqueça, fez algo que se arrependeu?

git reset HEADˆ

ou

git reset --hard HEAD^



Fonte: http://arxcruz.wordpress.com/2010/07/28/como-gerar-um-patch-usando-o-git/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.