Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

27 de Maio de 2014, 23:22 , por Paulo Santana - | 1 pessoa seguindo este artigo.

Campuseiros avaliam as duas edições da Campus Party

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Problemas de organização, excesso de propagandas e o lugar escolhido foram as principais reclamações de internautas que estão na Campus Party Brasil e que também participaram da primeira edição, no ano passado, realizada no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera. Este ano, o maior encontro de internet e cultura digital se realiza no Centro de Convenções Imigrantes. Mas apesar das críticas, todos aprovam e valorizam a realização do evento. "O ambiente da outra vez era menor, mas melhor distribuído e mais interativo. Fora que este ano a conexão caiu muito", critica o técnico em informática Ricardo Oliveira, 24 anos. A nova locação do evento também foi motivo de queixas. "Se é para promover a inclusão digital, escolheram um lugar muito longe", disparou o estudante Guilherme Alves, 18 anos.



Equipe quebra recorde nacional de overclocking

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

A equipe BR-OCTeam quebrou o recorde nacional de overclocking na tarde deste sábado na Campus Party Brasil. Em quase três horas de reinício do sistema e mudança nas configurações, e usando 50 litros de nitrogênio líquido para resfriar o processador, a equipe conseguiu aumentar a velocidade de 3 GHz para 5,6 GHz em 8,6 segundos no tempo de cálculo do número Pi com 1 milhão de casas decimais. O overclocking é uma técnica para fazer com que a máquina chegue ao máximo de rendimento, acima do estabelecido pelo fabricante. No ano passado, na primeira edição da Campus Party Brasil, o recorde mundial foi quebrado com um processador originalmente de 3 GHz e que foi a 4,81 GHz com a marca de 9,2 segundos.



Nerdson não vai a escola, mas veio ao Campus Party

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

O uso do software livre para fazer quadrinhos foi tema da palestra do Karlisson Bezerra, que escreve o blog “Nerdson não vai a escola” Karlisson falou sobre o uso do software livre para fazer os seus quadrinhos. A palestra foi técnica, porém muito didática e fácil de assimilar para quem desenha e até para leigos. No seu processo de desenvolvimento ele usa as ferramentas (Inkscape e GIMP) e deu algumas dicas sobre sua utilização. Karlisson participa da Campus Party pela primeeira vez que será devidamente retratada em formato de quadrinho, em sua nova minissérie: “Campus Farra”, em seu blog. Com certeza é diversão na certa para os campuseiros acompanharem!



Campuseiros realizam sonho de montar estúdio no Desafio Maddog da Campus Party Brasil 2009

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Em menos de dois dias, dupla de amigos criou vídeos usando softwares livre. Como prêmio, ganharam laptops desenvolvidos especialmente para se trabalhar com multimídia A vida de Guilherme Almeida e Fabricio Ceolin ganhou novos horizontes a partir deste sábado, dia 24, quando foram anunciados como vencedores do “Desafio Maddog Brasil 2009” da Campus Party, concurso conduzido por Jon “Maddog” Hall, diretor-executivo da Linux International. O objetivo era criar músicas e vídeos multimídia usando software livres, formatos livres e a licença Creative Commons.



Você sabia que a internet no país corre o risco de paralisar.

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

O direito do cidadão ter acesso livre a internet está em risco devido ao projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo que está tramitando no Congresso. Com a desculpa de combater o crime o projeto visa a criminalizar e punir práticas corriqueiras como o ato de baixar um arquivo, da internet. O projeto está na Câmara dos Deputados e está prestes a ser votado no Senado. Mais do que se contrapor a este projeto o movimento ciberativista quer construir uma instituição semelhante a EFF (Eletrônic Frontier Foundation) que existe nos Estados Unidos para defender os direitos dos Cidadãos.



Campus Party :Trio de amigas monta casa de bonecas entre casemods

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

As irmãs Sabrina e Raquel Nuccini Pires, junto à amiga Adrieli Caroline Chiardelli Duarte - com 10, 5 e 9 anos de idade, respectivamente - não querem nem saber de dormir na noite desta sexta-feira (23/01). O motivo? Muito a fazer. O trio que também compareceu à Campus Party em 2008 trouxe uma infra-estrutura de respeito para esta edição: pouco antes da meia-noite, elas iniciam a brincadeira na casa de bonecas improvisada entre casemods e PCs, habitada pelas Barbies e o namorado Ken.



Robô humanóide deve ser apresentado neste sábado

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Uma máquina de aparência humana fará sua primeira aparição em terras tupiniquins neste sábado, em São Paulo. Não é publicidade de nenhum remake do filme Blade Runner; trata-se de uma demonstração de um robô humanóide "livre" desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Unesp e do ITA e montado na área de Robótica da Campus Party Brasil. O projeto levou quatro meses para ser idealizado, e o protótipo começou a ser construído há duas semanas, segundo o coordenador da Robótica do evento, Alexandre Simões, professor de Robótica e Inteligência Artificial da Unesp. O custo da empreitada, nem ele soube dizer, já que o material para a construção do robô - alumínio, resina e motores - foi bancado pela organização do evento de tecnologia.



Pentaho

27 de Maio de 2009, 0:00, por Desconhecido

Bem-vindo a comunidade Pentaho Brasil!

O Pentaho Open Source Business Intelligence oferece poderosas ferramentas de análise de informações, monitoramento de indicadores e data mining para que as organizações revolucionem o uso da informação gerencial, atingindo ganhos significativos de eficiência e eficácia.

O software - uma plataforma completa de BI desenvolvida, distribuída e implantada como Open Source — apresenta grande flexibilidade e independência de plataformas, alta confiabilidade e segurança a um custo mínimo de implantação e manutenção.

http://www.pentaho.org.br



Comunidade Plone no Governo Brasileiro

27 de Maio de 2009, 0:00, por Desconhecido

O objetivo maior da comunidade PloneGov-BR é estabelecer um canal de colaboração entre instituições que fazem uso, desenvolvem e incentivam a tecnologia Zope/Plone e o Software Livre. Queremos fomentar a criação de uma rede de profissionais que trabalham com essas tecnologias, trocar experiências, auxiliar instituições que estejam iniciando a implantação em suas unidades, compartilhar conhecimento.



Consegi 2011 - Dados abertos para democracia na era digital

27 de Maio de 2009, 0:00, por Desconhecido

Neste ano, o Consegi terá como tema central o conceito de “Dados Abertos” (open data). Assunto novo dentro da tecnologia, segundo o W3C, dados governamentais abertos são a “disponibilização de informações governamentais representadas em formato aberto e acessível de tal modo que possam ser reutilizadas, misturadas com informações de outras fontes, gerando novos significados”.

Agende-se de 11 a 13 de maio na ESAF - Escola de Administração Fazendária, Brasília.


Eventos de Software Livre no Brasil