Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

27 de Maio de 2014, 23:22 , por Paulo Santana - | 2 pessoas seguindo este artigo.

Fisl10 confirma a presença de mais dois ilustres palestrantes

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Faltando um pouco mais de um mês e já contando com mais de 4 mil inscritos, a décima edição do maior evento de software livre da América Latina anuncia a presença de mais dois palestrantes renomados. Após ter anunciado até então 30 palestrantes do evento, sendo 20 deles estrangeiros e 10 do Brasil, o Fórum Internacional de Software Livre – fisl divulga a presença do brasileiro Marcos Mazoni e do americano Sascha Meinrath. Considerado um dos precursores do software livre no Brasil, Marcos Mazoni é o atual presidente da a maior empresa de tecnologia da informação da América Latina, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Mazoni preside ainda o Comitê de Implantação de Software Livre do governo federal.



fisl10 oferece curso e oficina sobre Ginga

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Na edição de 2008 do Fórum Internacional de Software Livre – fisl, programadores e produtores puderam conhecer um pouco mais sobre o Ginga, software responsável pela inteligência e interatividade da TV digital brasileira. No fisl10 estes programadores e produtores terão a oportunidade de se aprofundar ainda mais neste sistema, já que a décima edição do fisl promete oferecer uma trilha especial em torno deste tema. Entre as atividades realizadas sobre Ginga estão painéis, palestras, oficinas e cursos.



No blog da Vanessa Nunes:Uma rede social só para quem curte software livre

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Que tri! A comunidade do software livre agora tem uma rede social própria. O ponto de encontro é www.softwarelivre.org. O ambiente foi criado com base no Noosfero (www.noosfero.org), que, adivinha: é software livre. Desenvolvida na Bahia, a plataforma permite funcionalidades de blog, RSS, agenda de eventos e, claro, participar da comunidade da tua distribuição Linux preferida.



Inclusão digital é promovida nos Pontos de Cultura Indígenas

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

A partir de 3 de junho, o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, inicia uma série de rodas de conversa para promover a inclusão digital de comunidades indígenas de todo o Brasil. As rodas fugirão do modelo tradicional de capacitação e buscam envolver as comunidades indígenas com as novas tecnologias da informação (TICs) e com a produção de conteúdos audiovisuais a partir de seus próprios referenciais. A ação será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com a Associação Cultura e Meio Ambiente (ACMA) – Rede Povos da Floresta, responsável pela implantação do projeto e pela formação dos indígenas.



Grupo de Usuários PHP da Paraíba

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

O Grupo de Usuários PHP da Paraíba – PHP-PB tem por objetivo disseminar o uso da linguagem de programação PHP tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial, ao passo que realiza a integração e intercâmbio de conhecimento entre os diversos profissionais do estado que são entusiastas da linguagem. Fundado em setembro de 2008, o PHP-PB conta hoje com a participação de quase 300 membros ativos e já realizou dois encontros regionais, o primeiro em Campina Grande, em novembro de 2008, e o segundo em João Pessoa, em março de 2009, atraindo a atenção de um grande público procedente de toda a Paraíba e mais três estados vizinhos.



Soluções em código aberto podem ampliar empregos

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Congresso internacional abordou o tema em Salvador e reuniu entusiastas e especialistas de todo o mundo, como o presidente da Linux International, Jon "Maddog" Hall Fãs de Jon “Maddog” Hall, diretorpresidente da Linux International, tiveram, na semana passada, uma oportunidade inédita: a de assistir a uma palestra proferida por ele em Salvador – e, de quebra, conversar pessoalmente e tirar fotos ao lado dele.



Curso Hands On - Firewall Profissional em Linux

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

No dia 20 de junho, entre 9h e 18h, no Rio de Janeiro acontecerá o curso hands on Firewall Linux. Com o aumento do uso da Internet no dia a dia, mais e mais computadores acessam a rede mundial. Essa massa de máquinas conectadas a rede necessitam cada vez de proteção e segurança para esse acesso.



Lançada oficialmente Linux Caixa Mágica 14

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

A Caixa Mágica Software lança hoje, 3 de Junho de 2009, a nova versão do Linux Caixa Mágica. A versão 14 afirma-se como a solução Linux ideal para sistema operativo de Servidor e Desktop. Após o sucesso da última versão, instalada em 47.000 postos de trabalho de particulares e empresas, 400.000 portáteis Magalhães e 42.000 portáteis e-escolas, esta versão traz novos argumentos à distribuição de Linux de origem portuguesa e mais utilizada em Portugal. O Caixa Mágica 14 é um sistema operativo preparado para: Desktop em ambiente empresarial: Suite de Office, acesso Internet Desktop pessoal: navegar na Web, Jogos, Office,... Servidores 32 / 64 bits Internet: Web, Mail, Firewall, DNS, Proxy,... Servidores 32 / 64 bits Intranets: Ficheiros, Impressões, aplicacional,...



Lançada primeira revista sobre Ubuntu

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Os adeptos do software livre ganharam mais uma opção de leitura, a revista Ubuntu User. Lançada pela Linux New Media, a publicação mensal é a primeira no mercado especificamente para esse tipo de audiência. A revista terá dicas, artigos, análises de mercado, notícias da comunidade e a cada edição será entregue um DVD que permitirá atualizar o sistema operacional. Quem se interessa, mas ainda não conhece muito desse mundo poderá se atualizar com um guia especial para iniciantes.



Organização cooperada fortaleceu eventos de SL na Bahia

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Bahia promoveu debate sobre software livre com três eventos. Jon "Maddog" Hall, presidente da Linux Foundation, encerrou o Free Software Bahia na sexta-feira, 29 de maio. Escolha do local, divulgação, obtenção de apoios e patrocínios são alguns dos desafios na organização de seminários, congressos, ciclo de palestras e outros. Os três eventos que levantaram o debate sobre o software livre na Bahia superaram estas barreiras através do trabalho cooperado.



Bahia inicia eventos compartilhados de software livre

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Free Software Bahia, IV Festival da Bahia e III Encontro Nordestino, ambos de Software Livre, compartilham público, palestras, painéis e experiências para difundir o uso e o conhecimento das tecnologias em código aberto. Começou em Salvador o primeiro de três dias nos quais as tecnologias abertas são a principal agenda de discussão de esferas de governo, instituições de ensino e sociedade civil organizada. De forma inédita, três eventos do tema, antes realizados em datas e locais distintos, unem-se para difundir ainda mais o uso e o conhecimento sobre o software livre.



Free Software Bahia: tecnologia aberta tornou-se realidade

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Evento traz experiências que comprovam que o software livre deixou de ser uma aposta para se transformar em grande ferramenta de integração e inclusão social. Um dos diferenciais do Free Software Bahia, que começou nesta quinta e encerra-se hoje, 29 de maio, é ser um evento cuja maturidade do uso do software livre é demonstrada nas experiências de governos, empresas públicas e privadas.



Livro: Python para desenvolvedores

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Já está disponível para download o livro Python Para Desenvolvedores. A iniciativa é inédita, pois trata-se do primeiro livro livre em português sobre a linguagem de programação. A publicação é distribuída sob uma licença Creative Commons, que ajuda garantir o direito autoral, ao mesmo tempo que permite copiar, distribuir, exibir e criar obras derivadas, democratizando o acesso ao conhecimento. Voltado para desenvolvedores que já tem conhecimento de programação, as 253 páginas do livro explicam de forma simples e objetiva, as tecnologias envolvendo a linguagem utilizadas em projetos envolvendo desde a criação de interfaces gráficas, utilitários e aplicações para internet até sistemas distribuídos. Luiz Eduardo Borges, analista de sistemas da Petrobras com pós-graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, buscou a criação de um material abrangente, capaz de fornecer ao leitor explicações e exemplos práticos da maior parte do ferramental disponível na linguagem para o desenvolvimento de soluções de problemas comuns e alguns bastante incomuns de computação.



Protesto e Lançamento do Cordel da Pirataria

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Em meio aos acontecimentos mais recentes, que visam de certa forma a sufocar nossas liberdades (Vide Lei do Senador Azeredo e Caso Pirate Bay), no III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival de Software Livre da Bahia, será lançado o Cordel da Pirataria por Cárlisson Galdino, às 9h desse sábado (30/05), na sala Castro Alves (auditório principal). Aos visitantes, no espírito pirata clássico, será concedida a oportunidade de fazer trocas diretas, ou seja, trocar mídias (CD ou DVD virgem) por exemplares do cordel.



LibHairCapture: 2.0.0 RC1 – Vídeo captura sem magia negra

3 de Junho de 2009, 0:00, por Desconhecido

Conforme mencionado anteriormente (http://br-linux.org/2009/reconhecimento-facial-na-inclusao-digital/), depois de testada com sucesso em diversos projetos biométricos está disponível para download a versão 2.0.0. RC1 da biblioteca libHairCapture. A seguir, algumas novidades desta versão:



Eventos de Software Livre no Brasil