Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

27 de Maio de 2014, 23:22 , por Paulo Santana - | 3 pessoas seguindo este artigo.

Atalhos para aumentar a produtividade

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Pouca gente sabe, mas um boa parte dos programas de linha de commando no GNU/Linux são compilados com uma biblioteca unificada, que serve tanto para a edição de linhas de entrada, quanto para simplificar a API para os programadores. Essa biblioteca chama-se NCurses. “OK, mas por que isso é importante?” deve ser a pergunta que está na cabeça do leitor nesse momento. Isso é importante porque a NCurses tem uma interface com o usuário bem simples, e muito prática. Quantas vezes você está na linha de comando e descobre que errou algo no meio do caminho e decide apagar a linha? O que você faz? Pressiona Backspace e fica segurando até a linha desaparecer? Ora, muito mais prático teclar Control-U. Esse atalho apaga a linha inteira muito mais rapidamente.



Projeto Crypthing entrega software para assinatura digital

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

O projeto The Crypthing Initiative, de desenvolvimento de aplicações criptográficas destinadas ao contexto da ICP-Brasil sob licença GPL, realiza sua primeira entrega. Trata-se da aplicação Signthing Personal Edition, destinada a fornecer assinatura digital de documentos com o uso de certificados digitais emitidos pelas AC's da ICP-Brasil. O projeto Crypthing pretende desenvolver software criptográfico para utilização corporativa, governamental e pessoal dentro do contexto da Infra-estrutura de Chaves Públicas do Brasil (a ICP-Brasil) sob a licença GNU General Public License. Inteiramente desenvolvidos em Java, os aplicativos que o projeto pretende entregar à comunidade de software livre do Brasil deverão suprir necessidades de autenticação, sigilo e assinatura digital em estrita conformidade com as especificações do ITI. A primeira entrega do projeto - o aplicativo Signthing Personal Edition - destina-se à assinatura digital de documentos com propósito de não-repúdio utilizando chaves criptográficas associadas a certificados digitais emitidos por uma das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil. Ainda em release alpha, o aplicativo correntemente suporta certificados digitais x.509 codificados em DER e armazenados em smart-cards e mídias removíveis; realiza a validação de conformidade do certificado às regras da ICP-Brasil; efetua verificação on-line da revogação do certificado, contra a Lista de Certificados Revogados emitidas pela Autoridade Certificadora; suporta assinatura, co-assinatura e verificação criptográfica de documentos já assinados; suporta envelopes CMS SignedData attached e detached, em conformidade à RFC 2630. Com interface internacionalizada (em Português e Inglês), o aplicativo foi testado (provisoriamente) sob o Linux 2.6.24 e o MS Windows XP, em ambos os casos utiliando a JVM da Sun. Para maiores infomações, pode ser consultado o site do projeto: http://crypthing.sourceforge.net.



Backup Incremental de Servidores e Estações Windows em Servidores Linux com o RSYNC

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A Equipe GNU-LIA tem o prazer de apresentar à comunidade um artigo do professor Dailson Fernandes. Num texto claro e elucidativo, o professor Dailson mostra como montar um servidor Linux que será o computador responsável por armazenar os backups de uma empresa. Um texto interessante e realmente útil para quem é administrador de Sistemas e Redes.



Amarok, uma solução integrada de player, podcast, streaming.

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A equipe GNU-LIA publica o novo artigo de Hermes Nunes Pereira Júnior: "Amarok, uma solução integrada de player, podcast, streaming.", onde o autor faz uma análise da suíte "Amarok". Uma análise detalhada dos recursos do player integrado ao KDE.



Efeito Copyleft

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

O trocadilho, infelizmente, só faz sentido em inglês, mas o efeito produzido pelo conceito que a palavra expressa talvez seja um dos grandes responsáveis pela expansão do modelo livre.



Linux vs Windows Vista

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A principío você deve imaginar que um Sistema Operacional como GNU/Linux, que requer menos espaço do HD para instalação, e menos do hardware em comparação ao Windows Vista, automaticamente seria o top de vendas. Não é bem por aí! Antes de qualquer coisa, o Linux precisa exigir mais do hardware para competir efetivamente com o Vista.



Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento: Cursos de Software Livre atráves do ITI/IBM

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Esta semana o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento atingiu a marca de 10.302 vagas ocupadas em cursos de produtos GNU/Linux, realizados ao longo destes 9 meses de atuação conjunta entre o ITI a IBM e a UNB.



César Brod analisa a LinuxWorld e o futuro da comunidade nacional

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Na mesma semana em que o BR-Linux teve a felicidade de ser instrumento do mais destacado contraponto à infeliz matéria da Veja sobre o software livre no governo brasileiro, publicado em quadro especial e com comentários dos editores da própria revista, tivemos ainda a honra de sermos mais uma vez escolhidos por Cesar Brod, um dos mais destacados e valorosos pilares do software livre no Brasil, para publicar sua crônica sobre o significado da primeira LinuxWorld realizada no Brasil. A publicação da resposta pela Veja não significou tanto pelo ato em si - o contraponto em destaque na seção de cartas não recebeu nem de longe a mesma visibilidade que a matéria original. Mas o que o fato demonstra de forma especial é que a comunidade tem condições de se organizar mesmo quando suas lideranças e articuladores políticos deixam de atuar, e que esta organização espontânea pode atingir resultados mais projetados e mais visíveis do que muito que se tenta articular nas sombras e nos bastidores. Ter uma crítica à Veja publicada pela própria Veja com destaque e elogios à forma e ao conteúdo é uma vitória para todo o movimento, e cada um que fez a sua parte merece os parabéns.



Richard Stalman no Rio de Janeiro, dia 18 de abril

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Richard's Day in Rio



Telecentro de Guarulhos realiza Install Fest Linux com debate

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Com objetivo de chamar a atenção da Sociedade local e usuários do telecentro para os desafios de conhecer e adotar sistemas de código livre como nova alternativa para o acesso as tecnologias da informação e desmistificar o uso do Software livre em ambientes domésticos, o Telecentro de Inclusão digital do convênio Petrobrás/Iti/Rits realiza no dia 18/02/06 o 1º Install Fest Linux da Cidade de Guarulhos com debate e orientações sobre o sistema. Aos 6 meses de funcionamento do telecentro de inclusão digital conveniado a Casa de Cultura Água e Vida, queremos realizar com o apoio de todos os parceiros e colaboradores o 1º Instal Fest de Guarulhos. Veja cartaz.



Open Mercury – Reivindicação para que o código fonte do Mercury seja aberto.

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

"Quando um usuário final é exposto para uma migração para plataforma e programas livres a principal pergunta que fazem é: Existe Mensseger ? A resposta é muito clara , existem vários como: tmsnc , pebrot , gaim , amsn , kopete , ayttm , entre muitos outros. Porém a realidade é uma só." Petição para que o código fonte do Mercury seja aberto.



Segurança na rede: assinatura de chaves no fisl será a maior do Brasil

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Quem nunca recebeu um e-mail de um banco, de órgãos públicos ou até de um conhecido, solicitando o acesso a um link para uma página na Internet suspostamente "verdadeira"? A dúvida, no entanto, é como saber se um e-mail foi realmente enviado por determinada pessoa, empresa ou organização. Uma das possibilidade é utilizando uma chave (mecanismo criptográfico formado por uma série de fórmulas matemáticas, que tem como objetivo cifrar e decifrar uma informação) informada no corpo do e-mail, que funciona como uma identidade digital na Internet. A tecnologia das chaves permite que o que foi assinado por uma pessoa seja autenticado pela outra. A autenticação é feita, neste caso, através da Rede de Confiança.



"Não abrimos mão da permanência do fisl em Porto Alegre", diz o prefeito Fogaça

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, falou hoje, dia 02 de junho, em reunião com a coordenação da Associação Software Livre (ASL), que a Prefeitura, através da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), farão de tudo que estiver ao seu alcance para manter as próximas edições do Fórum Internacional Software Livre - fisl no munícipio. "Não abrimos mão da permanência do fisl em Porto Alegre", disse Fogaça, na reunião com o diretor presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, o coordenador-geral do fisl10, Marcelo Branco, o embaixador da ASL, Sady Jacques, e o gerente estadual da Dataprev, Mário Teza.



Instalando o CMS Joomla - Parte 1

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A Equipe GNU-LIA, dando continuidade à série de artigos sobre CMS, publica um novo artigo de Hermes Nunes Pereira Júnior. Neste artigo ele mostra como instalar e configurar o joomla. Um artigo bem detalhado, com textos e screenshots para auxiliar na instalação deste CMS. Uma leitura interessante para quem quer usar o joomla.



fisl10 divulga primeira lista de palestrantes aprovados

3 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A Comissão Organizadora do 10º Fórum Internacional Software Livre - fisl 10 divulgou nesta segunda-feira, 25, a primeira lista de palestras aprovadas pelo evento. Esta primeira lista possui 110 palestras, sendo que 87 delas são de palestrantes que participaram da Chamada de Trabalhos do fisl10 e foram selecionados pela comissão julgadora do Fórum. Também estão nessa lista 23 atividades de alguns dos palestrantes convidados. A próxima lista de palestrantes aprovados pela Comissão Organizadora do fisl10, será divulgada na próxima segunda feira, dia 1º de junho. A primeira lista de palestrantes aprovados está disponível no site www.fisl.org.br.



Eventos de Software Livre no Brasil