Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Ubuntu 9.10 tem serviço gratuito de cloud computing

29 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5787 vezes

A Canonical lançou na manhã desta quinta-feira a nova versão do seu sistema operacional de código aberto, Ubuntu 9.10 "karmic koala". O sistema traz uma continuidade dos esforços do projeto no sentido de oferecer uma distribuição amigável ao usuário do desktop. Entre as novidades da versão estão o boot mais rápido, suporte melhorado a 3G e melhorias no suporte a áudio. O Desktop Edition também apresenta um serviço gratuito de Cloud Computing.

É o Ubuntu One. Trata-se de pacote de serviços online, baseados em cloud computing, lançado na versão beta em maio de 2009. Ele funciona como uma nuvem pessoal na web, facilitando os processos de backup, a sincronização e o compartilhamento de arquivos. Além disso, ele oferece sincronização online de contatos e um sistema de recados, chamado Tomboy notes. Segundo a Canonical, os usuários terão até 2GB gratuitos para armazenar seus dados na nuvem.

Para usuários de computadores móveis, como notebooks e netbooks, os desenvolvedores do SO trabalharam em melhorias na interface Remix, destinadas aos portáteis. Ela passa a utilizar o programa de mensagens instantâneas Empathy, que facilita a transferência de arquivos de texto, voz e vídeo.

Já estão disponíveis diversas análises do novo sistema:
DesktopLinuxReview
Easy Linux



Tags deste artigo: ubuntu

Eventos de Software Livre no Brasil