Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Sugestão de leitura: HOWTO - Como incentivar mulheres no Linux

15 de Janeiro de 2017, 20:29 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 489 vezes

Linuxchix

A lguns meses atrás, ajudei a traduzir as páginas do Projeto Debian Women como forma de contribuir com a iniciativa do Eriberto Mota incentivar a participação de mais meninas/garotas/mulheres para contribuir com o Debian. Na Latinwore de 2016 ele fez uma lightning talk com o título "Mulheres do meu Brasil, cadê vocês?" e o arquivo usado na apresentação pode ser visto aqui.

Na página da FAQ do Projeto Debian Women ao responder a questão "Por que existem tão poucas mulheres na área de computação/FLOSS?" é sugerido a leitura do HOWTO Encourage Women in Linux escrito por Val Henson em 2002. Alguns anos atrás era muito comum o pessoal escrever HOWTOs como tutoriais técnicos mas também para ensinar sobre assuntos diversos. Achei o texto muito interessante e pensei o quanto seria legal se esse texto fosse traduzido, mas pessoalmente não me motivei a traduzir porque o texto é razoavelmente longo.

Passaram-se alguns meses e enquanto estava montando o meu projeto chamado Timeline dos Eventos de Software Livre e Código Aberto no Brasil, achei citações ao Encontro Nacional LinuxChix Brasil que foi realizado de 2003 a 2007. Buscando no web.archive.org achei o antigo site das LinuxChix Brasil e para minha surpresa lá tem um link para o HOWTO da Val Henson traduzido pela Sulamita Garcia em 2003.

Lembro que quando comecei a ir para os meus primeiros eventos de Software Livre como o FISL em 2005, a Sulamita era uma referência em palestras sobre os problemas com preconceitos que as mulheres enfrentavam (e ainda enfrentam) na área de TI e especialmente nas comunidades de Software Livre. Ela liderava as LinuxChix Brasil, e obviavamente também era referência em palestras de assuntos técnicos diversos sobre Software Livre.

Decidi então fazer o download dos arquivos do HOWTO e revisar a tradução, fazendo pequenas correções para deixar o o texto mais claro e coerente.

Como citei anteriormente, o HOWTO foi escrito em 2002 mas é incrível como os problemas citados são ainda muito atuais. É bom lembrar que naquela época o principais meios de comunicação em grupo na internet eram as listas de discussões por email e os canais de IRC. Ainda não existiam redes sociais como Facebook e Twitter. Se por um lado ao longo dos anos a maioria dos homens está aprendendo a lidar de forma correta com a participação das mulheres e passando a respeitar suas opiniões, especificidades, etc, por outro lado as redes sociais potencializaram a voz daqueles que ainda insistem infelizmente em externalizar seus preconceitos.

É muito triste ler as diversas formas que as mulheres podem ser discriminadas, desde pequenos gestos involuntários que ajudam a afastá-las do Software Livre até atos deliberadamente ofensivos. Como homem, me senti muito impactado pelo texto principalmente por ter uma irmã e uma sobrinha, e principalmente uma esposa que é da área de TI, e pensar que todas elas podem passar por isso.

Então recomendo fortemente que todos, mas especialmente aos homens, reservem um tempinho e leiam o HOWTO - Como incentivar mulheres no Linux no link abaixo:

http://mulheres.eti.br/howto-como-incentivar-mulheres-no-linux

Obs: A autora original realmente preferiu escrever "Linux" e não "GNU/Linux" ou "Software Livre", e a tradução respeitou isso. Mas ao longo do texto é citado "Software Livre".

 

 

 

 


Fonte: Paulo Santana

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Eventos de Software Livre no Brasil