Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Revista Espírito Livre lança na capa da 13ª edição um grande e imponente GNU

26 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3032 vezes

Gnu__600_x_428_A Revista Espírito Livre completou um ano e na sua 13ª edição traz na capa, um grande e imponente GNU, mascote do Projeto GNU. Além da estrevista com Richard Stallman e Brian Gough, concedida ao colunista Alexandre Oliva.

Krix Apolinário, juntamente com Alexandre Oliva, Cesar Taurion, Cárlisson Galdino e Roberto Salomon trazem cada um em sua coluna, do seu jeito, excelentes contribuições. Não somente os colunistas, mas também todos os outros colaboradores, cada um a seu modo, contribuiu com uma parcela para uma edição dígna de aniversário. A capa, é arte do Cadunico, nosso artista.

Walter Capanema e Luis Henrique Silveira escreveram dois artigos apresentando aspectos jurídicos de duas situações bastante polêmicas. Capanema trata da pirataria enquanto Luis Henrique fala da nova licitação do Programa Professor Digital no estado do RS, amplamente coberto pelas mídias e assunto do momento.

Além da entrevista ligada ao tema de capa, Juliana Kryszczun conversou com Luciano Ramalho, desenvolvedor em Python. Jomar Silva, sem papas na língua, declara a morte das suítes de escritório, mas com um enfoque bastante consciente e fundamentado.

Patrick Amorim fala sobre a Tecnologia PLC, que provê banda larga através da rede elétrica. E que tal controlar a proteção de tela do seu computador através de bluetooth? Marcelo Moreira Mello mostra o caminho das pedras. Filipo Tardim também apresenta como fazer uma remasterização do Ubuntu, do zero. Enquanto Wagner Emmanoel faz um review sobre a nova edição do Ubuntu que deve ser liberada essa semana.

Igor Morgado também traz um artigo bem interessante sobre gerenciamento de redes enquanto Francilvio Alff fala sobre gestão do conhecimento e ferramentas wiki. Eliane Domingos e Igor Morgado, ambos da Gnutech, meus agradecimentos, que também se extendem a nossos parceiros que estão sempre nos ajudando.

Carlos Eduardo (o nosso artista) também mostra em um tutorial bem interessante como criar um fantasma utilizando o GIMP. Assombroso! E outro Carlos Eduardo, que não é artista mas um escritor de mão cheia, juntamente com a própria Revista Espírito Livre apresenta seu livro intitulado Ubuntu – Guia do Iniciante, que será lançado nesta semana, juntamente com o lançamento oficial do Ubuntu 10.04.

Todos os outros colegas que contribuiram com materiais mas que não listados aqui não foram esquecidos, aliás serão lembrados sempre por mim e por nossos leitores que a cada mês fazem o download das edições com sede de conhecimento. Meus sinceros agradecimentos a todos vocês. Vocês ajudaram a construir uma edição recorde em número de
páginas e em conhecimento.

E agora é a hora de soprar a velinha e fazer o download:
http://www.revista.espiritolivre.org/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=13

Abraço a todos!

João Fernando Costa Júnior


Tags deste artigo: revista espírito livre software livre

22 comentários

  • 5056559f9afbfeecdd58087f666923f0?only path=false&size=50&d=404Filipe Augusto(usuário não autenticado)
    26 de Abril de 2010, 20:06

    Sensacional

    estava aguardando ansiosamente esta edição, e pelo que me parece esta sensacional.
    continuem com essa bela iniciativa que ajuda a cada dia a promover o Linux e o software livre nesta sociedade capitalista e "Privada".


  • Picture0009 minorNilson Vieira
    15 de Maio de 2010, 11:24

    Revista Espirito Livre

    É Sempre bom ver nascer uma iniciativa livre, fico ansioso e não vejo a hora de sair a edição 14 e ver que conteúdo excepcional eles abordarão.


Eventos de Software Livre no Brasil