O governo de Quebec (Canadá) infringiu a lei ao comprar software da Microsoft sem considerar ofertas de outros fornecedores, declarou a Suprema Corte da província de Quebec.
A agência de contratos do governo agiu ilegalmente ao gastar $720.000, começando no outono de 2006, na migração de 800 estações de trabalho para software Microsoft, incluindo Windows Vista e Office 2007, declarou o juiz Denis Jacques em Quebec City nesta quinta-feira. O governo não executou uma "busca séria e documentada" por alternativas, o qual precisa fazer em qualquer gasto acima de $25.000, disse o juiz.
A decisão se refere a um processo iniciado em março de 2008 pela Savoir Faire Linux, uma pequena empresa baseada em Montreal que trabalha com software livre.
O juiz não aceitou a reversão do contrato, uma vez que o software já estava instalado, mas garantiu à Savoir Faire os valores do processo. Apesar de não ter conseguido a reversão, a Savoir Faire considera esta uma vitória para os cidadãos, já que a agência governamental terá que seguir as regras de agora em diante.
Mais na fonte: http://www.cbc.ca/technology/story/2010/06/03/quebec-microsoft-lawsuit.html