Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Marcelo Branco fala no CIO Meeting

6 de Agosto de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1947 vezes

Marcelo-branco-20090806122332SÃO PAULO – O professor deve ensinar o aluno a colar, na opinião de Marcelo Branco, diretor da Campus Party.

“A estrutura de ensino precisa mudar. No mundo real, as pessoas colam uma das outras, elas compartilham conhecimento”, diz. Atualmente, é importante que os professores também aprendam com os alunos, na opinião de Branco. “É preciso saber ensinar aprendendo.” Continua.

Branco foi o primeiro palestrante a se apresentar no CIO Meeting 2009, evento que reúne a elite de TI das maiores empresas brasileiras. O CIO Meeting, em sua 8ª edição, é organizado anualmente pela INFO e está sendo realizado em Porto de Galinhas, até domingo (9/8).

As empresas devem ficar atentas ao novo cenário em que elas vivem atualmente, da sociedade em rede, em que o fluxo de comunicação é multidirecional. “Nesse contexto, há maior flexibilidade, contrói-se e descontrói-se permanentemente, e as estruturas hierárquicas diminuem”, diz.

Aos líderes de TI, Branco sugere que eles considerem o software livre em seus negócios. “Independentemente da crise, é importante perceber que plataformas abertas são uma tendência. O custo de licenças desaparece, custo com pesquisa é menor.”

Ele também recomenda que as empresas não bloqueiem acesso das redes sociais dentro das empresas. “Se não quer deixar o funcionário namorar no MSN, libere um mensageiro para uso interno, um wiki, pois as pessoas precisam trocar informações para ficarem mais produtivas.”

Na opinião de Branco, o Brasil tem chance de se destacar nesse novo contexto. “Nós sabemos compartilhar conhecimento de uma forma mais generosa, temos uma grande capacidade de interlocução e somos autodidatas por excelência. Embora a população não receba a melhor formação, surgem pessoas como o Marcelo Tossati, um garoto que não tinha segundo grau completo, mas foi por vários anos o engenheiro chefe do projeto Linux”, diz.


Por Kátia Arima, da INFO


Tags deste artigo: info marcelo branco cio software livre

Eventos de Software Livre no Brasil