Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

K-Eduque Uma distribuição Linux direcionada à educação.

18 de Novembro de 2013, 12:55 , por Vagner Lima - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 655 vezes

Implantar computadores na escola é um desafio que está diretamente ligado a alguns ingredientes básicos: o computador, o software educacional, o professor e o aluno. O software educacional é tão importante quanto o hardware e os recursos humanos empregados pois, sem uma ferramenta educativa, a máquina jamais seria utilizada como mecanismo de construção de aprendizado. O professor nesse caso tem um papel fundamental, pois será responsável por utilizar essas ferramentas de maneira adequada e eficiente no ambiente escolar. Portanto, capacitar o professor passa a ser um fator crítico de sucesso na implementação de tecnologias direcionadas à educação. Esforços como equipar laboratório com equipamentos modernos e distribuir computadores portáteis de última geração a seus professores, tornam-se totalmente inúteis se as pessoas responsáveis por multiplicar o conhecimento não estiverem prontas para ingressar nesse universo tecnológico. O conceito de tecnologia aplicada à educação implica que o aluno poderá adquirir a princípio qualquer nível de conhecimento utilizando as mais diversas TICs (Tecnologias da Informação, e comunicação) e o professor terá um papel importantíssimo nesse cenário visando atender as necessidades da comunidade escolar (alunos e professores), em agosto de 2007, iniciei um projeto de uma distribuição Linux direcionada à educação. A primeira versão estável foi lançada e disponibilizada na Web em fevereiro de 2008. O principal objetivo do projeto era oferecer um sistema operacional livre, baseado em padrões abertos, com diversos softwares educativos (jogos e aplicativos), como uma alternativa viável, de qualidade, acessível a todos e que atenda a cobertura curricular da pré-escola ao ensino médio. Esse sistema recebeu o nome d K-Eduque, onde o K homenageia o ambiente desktop K Desktop Enviroment (KDE) utilizado e uma referência à educação e a cidade de Duque de Caxias, onde o projeto foi idealizado e implementado pela primeira vez.

Kalzium (Química)

O Kalzium oferece vários tipos de informações sobre os elementos da tabela periódica. Você poderá visualizar os elementos por grupos, blocos, famílias, estruturas, estados da matéria, densidade, calcular número atômico, número de massa, entre outras funcionalidades.

Ktuberling (Homem Batata)

Utilizado para estimular a criatividade, nesse jogo não há um vencedor, a não ser aquele que conseguir ser mais criativo e montar o homem-batata mais engraçado. É um jogo interativo para crianças pequenas, mas isso não significa que adultos que queiram lembrar da sua infância, não possam brincar.

Maiores informações:

Site Oficial do Projeto K-Eduque: http://www.keduque.com.br

Fonte: Revista Espírito Livre | Outubro 2009

Escrito por: ALESSANDRO SILVA é Pós-graduando em Redes de Computadores pela PUC-RIO e Tecnologia da Informação Aplicada à Educação pelo NCE/UFRJ, Administrador de Sistemas certificado pelo LPI e Mantenedor do projeto K-Eduque.


Fonte: Vagner Lima

Eventos de Software Livre no Brasil