Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

In Memoriam: Ian Murdock

30 de Dezembro de 2015, 21:28 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 400 vezes

Faleceu na noite da última segunda feira 28 de dezembro de 2015, Ian Murdoch,  conhecido defensor do software livre de código aberto e como o fundador do projeto Debian, que ele criou quando ainda era um estudante na Universidade de Purdue, onde obteve seu diploma de bacharel em Ciência da Computação em 1996. O Debian foi uma das primeiras distribuições GNU/Linux a serem distribuídas e é considerado como um dos projetos de software livre de maior sucesso já lançados até hoje. Ian ajudou a consrtuir a noção de um projeto verdadeiramente livre e comunitário, abraçando a concepção aberta e o desenvolvimento aberto de fato. Ele também contribuiu com o própria definição do conceito "Open Source", já que muitos dos conceitos utilizados atualmente eram originalmente parte da Declaração de Posição Debian.

Na última década, as contribuições de Ian para a comunidade de tecnologia continuaram a acontecer, ele foi CTO da Linux Foundation, líder sênior da Sun Microsystems (inclusive atuando como arquiteto-chefe do Projeto Indiana) e mais recentemente foi vice-presidente de Plataformas na ExactTarget com sede em Indianapolis, que se tornou parte do Salesforce em 2012.

Ian, que foi um dos keynote no FISL V em 2004, foi também incansável em sua missão de manter o foco na criação de uma cultura de distribuição das tecnologias livres e sua postura firme sobre a questão Liberdade de Software são os padrões do mundo livre e open souce de hoje. 

R.I.P. Ian Murdoch. 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Eventos de Software Livre no Brasil