Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Fedora Linux 12 terá ambiente Moblin para netbooks e celulares

2 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1974 vezes

A próxima versão do Linux Fedora terá, além dos tradicionais KDE e Gnome, um ambiente desktop baseado no Moblin, para uso em netbooks e nettops. O software foi recentemente adicionado ao repositório da primeira versão alfa do Fedora 12, apelidada de “Constantine”, e já está disponível para os beta-testers interessados em colaborar com seu desenvolvimento. Continua.

Segundo Peter Robinson, mantenedor do subprojeto “Fedora Mini”, a maior parte da interface já está integrada à distribuição, com alguns pacotes extras chegando nas próximas semanas. Os usuários são convidados a postar relatórios de compatibilidade da distribuição com diferentes modelos de netbooks no wiki do projeto, bem como enviar sugestões que ajudem a tornar o Moblin no Fedora 12 “excelente”.

O Moblin é um Linux otimizado para uso em dispositivos móveis, como netbooks e MIDs (Mobile Internet Devices), originalmente mantido pela Intel mas desde abril deste ano sob controle da Linux Foundation. A versão inclusa no Fedora 12, um beta do Moblin 2.0, tem como principal destaque um ambiente gráfico radicalmente novo, otimizado para uso em telas pequenas. O Fedora 12 tem lançamento previsto para novembro de 2009.


Fonte: Geek


Tags deste artigo: software livre linux fedora

Eventos de Software Livre no Brasil