Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Faça o "test drive" das novas versões do Ubuntu

18 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2244 vezes

Acompanhar de perto o desenvolvimento de um sistema operacional como o Ubuntu pode ser trabalhoso, com várias horas baixando imagens ISO e configurando máquinas virtuais. Mas um utilitário pouco conhecido, o Testdrive, pode facilitar enormemente o processo.

O programa, que funciona na linha de comando, é muito simples. Ao executá-lo, um simples menu (em modo texto) lhe permite escolher qual versão em desenvolvimento do Ubuntu você deseja experimentar. Feita a escolha, o programa baixa a imagem ISO correspondente, configura uma máquina virtual (há suporte para o VirtualBox e KVM ¿ Kernel-based Virtual Machine) e roda o sistema.

A imagem ISO fica armazenada em cache, e quando for a hora de testar uma nova versão do sistema, o Testdrive irá baixar apenas as diferenças entre a ISO antiga e a nova, economizando tempo de download.

Segundo os desenvolvedores, o programa foi criado "para fornecer um método muito simples para que usuários não técnicos do Ubuntu possam testar e fornecer feedback sobre a versão do sistema atualmente em desenvolvimento".

O programa faz parte da instalação padrão do Ubuntu "Lucid" (a versão 10.04, programada para o mês de abril) e também pode ser instalado nas versões 8.04, 8.10, 9.04 e 9.10. Instruções estão disponíveis no site oficial citado acima.

Geek

Fonte Terra


Tags deste artigo: ubuntu software livre test drive

Eventos de Software Livre no Brasil