Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Consegi: Esfera pública reconhece o potencial do Plone

27 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1223 vezes

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário discutiram a adoção desta ferramenta de gerenciamento de conteúdos na web, em debate no Consegi 2009.

Na manhã desta quarta-feira, 26, aconteceu, na sala Ada Byron, o debate “Gerenciamento de Portais com Plone”. Os debatedores Cíntia Cinquini, gerente de projetos de portais para os órgãos da Presidência da República, Jean Ferri, analista de sistemas do Senado Federal e criador do Interlegis, Lucas Brasilino, analista de sistemas do Ministério Público Federal, e Carlos Machado, gerente de Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro, abordaram o uso, cada vez mais frequente, deste sistema por diversos órgãos do Governo Brasileiro.

“Desde 2003, o Serpro utilizou a ferramenta no desenvolvimento de mais de 250 sítios e esta mudança pode ser considerada um sucesso”, afirmou Carlos Machado. “O Plone alia customização, integração e robustez num único produto”, explicou. Jean Ferri também destacou a importância do sistema na concepção do Interlegis, portal modelo para uso nas Casas Legislativas. “Diante das especificidades de câmaras municipais, assembléias estaduais, Câmara dos Deputados e Senado Federal, o Plone garantiu a padronização e a transparência necessárias”, disse. “Além disso, o controle de acesso, que chega a ser granular (com perfis e grupos), trouxe a segurança que precisávamos”, completou Ferri.

Para Lucas Brasilino, o Plone possibilitou que as áreas interagissem de forma complementar. “A área de tecnologia domina a ferramenta. A área de comunicação social conhece o negócio. O sistema possibilitou que cada uma atue no segmento onde é especialista”, esclareceu. Cíntia falou sobre as inúmeras possibilidades gráficas e multimídias com o uso da plataforma. “Na Presidência da República, implementamos uma intranet na qual é possível a implementação de momentos temáticos. Atualmente, nossa intranet homenageia os 140 anos das histórias em quadrinhos”, informou.

Comunidade PloneGov.br

Durante o debate, foi lançada a comunidade “Plone no Governo Brasileiro – PloneGov.br”. Ela é composta por órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada e pretende contribuir para o aumento da discussão com relação ao uso desta ferramenta na esfera pública. Saiba mais, acesse a página do assunto no Portal Software Livre.

O que é Plone?

Esse sistema de gerenciamento de conteúdo (da sigla, em inglês, CMS) é considerado um dos melhores para a plataforma web. Aliando simplicidade no uso, flexibilidade e produtividade no desenvolvimento de novas funcionalidades, essa ferramenta de código aberto é aderente a padrões, e tem se tornado uma referência internacional em usabilidade e acessibilidade.


Fonte: Serpro


Tags deste artigo: consegi plone

Eventos de Software Livre no Brasil