Atualizado em 05/07/2012.
A Associação Software Livre.org comunica: há cerca de dez dias foi detectado um problema envolvendo o servidor people.softwarelivre.org, hospedado na Procempa, um de nossos parceiros.
O people.softwarelivre.org foi o primeiro servidor da ASL, tendo inclusive precedido a fundação da Associação como tal. Ao longo do tempo, muitos serviços que rodavam neste servidor (como o correio, sites de fisls, etc) foram sendo movidos para outros servidores, que foram agregados a estrutura da já ASL com o passar dos anos.
Infelizmente, ainda havia serviços sendo rodados neste servidor, e a principal perda em decorrência deste incidente são as listas de discussões (listas.sl.org) e todos os seus históricos. Apesar deste ser um serviço informal, era prestado pela ASL à uma gama considerável de usuários da comunidade Software Livre. Após uma semana de análises, podemos afirmar que a perda de dados é, infelizmente, irreversível.
Atualmente, a ASL e seus parceiros estão trabalhando para reinstalar um servidor e ativar novamente um postfix + mailman, para disponibilizar novamente o listas.softwarelivre.org. Apesar disso, todas as listas deverão ser reconstruídas colaborativamente por seus administradores, inclusive com o recadastramento dos seus respectivos membros.
A ASL lamenta os transtornos decorrentes e informa que continuará a suportar as listas das comunidade que assim o quiserem, tomando as medidas necessárias para evitar que falhas como essa voltem a ocorrer.
Atualização: o serviço de listas foi reestabelecido em 05/07/2012.
44 comentários
Notícias
Nem tudo está perdido...
E será que poderemos resgatar esses conteúdos?