Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Começa nesta quarta-feira a segunda edição do Consegi

25 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1015 vezes

ConsegiEvento terá painéis, palestras e oficinas com técnicos e estudiosos do Brasil, Coreia, Índia e países da União Europeia

Começa nesta quarta-feira (26) e vai até sexta-feira (28), em Brasília, a segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009. Na programação do evento, palestras, painéis e oficinas com conteúdo técnico, priorizando a difusão das tecnologias desenvolvidas em plataformas abertas. Continua.

Nos três dias de evento circularão brasileiros, americanos – do sul e do norte, europeus, asiáticos e africanos. Entre eles, mais de 700 jovens de diferentes regiões do Brasil, que ficarão acampados no Jardim Botânico de Brasília.

O evento integra-se à programação oficial do Ano da França no Brasil, com a participação do Consórcio de Empresas de Software Livre/OW2 – uma comunidade global de instituições europeias, asiáticas e americanas, e do Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria), da França, que mostrarão soluções na área de tecnologia da informação, apresentando as experiências francesas com software livre, inclusive na área hospitalar.

Destaque também para as ações públicas e do terceiro setor em inclusão digital e na promoção cívica de integração de todos os segmentos sociais na era tecnológica.

Tenda Cultural
O Consegi não é apenas um evento técnico-científico. A área externa da Esaf abriga a Tenda Cultural, com oficinas de experimentação tecnológica, animação em 3D, aplicações gráficas e tratamento de imagens. Poesia, música, vídeo e arte é parte integrante da Tenda Cultural nos três dias do Consegi. Na agenda de shows, apresentação da banda francophone Piramidi, Ellen Oléria, Groove em 5, Mamulengo Presepada Brasileira, Orquestra de Meninos de Ceilândia e Pinga com Limão, entre outros.

Install Fest
O Consegi também terá Festival de Instalação de Software Livre - Install Fest. A atividade consiste na instalação, gratuita, de softwares livres nas estações de trabalho dos participantes. Serão instaladas as seguintes distribuições livres: Debian, Estação Serpro (baseado no Ubuntu 8.04), Ubuntu e Mandriva. E para quem não desejar mudar o sistema operacional, serão realizadas instalações de diversos softwares livres, como: Firefox, Thunderbird, Br-Office, Gimp, Inkscape, entre outros.

Open Business

Durante o Consegi 2009, serão realizadas reuniões de trabalho com pequenas e médias empresas de tecnologia. O objetivo é apresentar e debater as oportunidades de mercado existentes, no setor público e privado, para o desenvolvimento de soluções em plataformas livres e abertas.

Na programação do encontro, estão previstas a ampliação da assinatura do Protocolo de Brasília (documento elaborado com o intuito de firmar um compromisso de utilização do ODF entre as organizações, como padrão para o armazenamento de documentos internos e troca de documentos com as demais organizações signatárias do protocolo), palestra sobre a Cooperativa de Tecnologias Livres do Nordeste Brasileiro (Colivre) e palestra sobre o framework de desenvolvimento Demoiselle.

Serviço
Consegi 2009 – II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico
Local
: ESAF – Escola de Administração Fazendária (Estrada Brasília/Unaí, Km 04 – Lago Sul, Brasília/DF)
Data: 26 a 28 de agosto de 2009, 09h às 18h
Sítio: www.consegi.gov.br


Com informações da Assessoria de Imprensa do Serpro.


Tags deste artigo: consegi

1Um comentário

Eventos de Software Livre no Brasil