Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

CELEPAR anuncia o Asterisco Paraná versão 2.6

9 de Abril de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2433 vezes

Governo do Paraná: A CELEPAR - Companhia de Informaica do Paraná tem o prazer de comunicar que já está disponível para instalação a versão 2.6 da plataforma Asterisco Paraná (telefonia VoIP), em Software Livre.

http://www.asteriscoparana.pr.gov.br/themes/asteriscoparana/images/asterisco.png

O projeto asteriscoParaná é um sistema de Telefonia IP desenvolvido pela CELEPAR, baseado em tecnologias livres, que será utilizado em todo o Estado do Paraná. A solução conta com a utilização do software  Asterisk (GPL) como PABX-IP, SIP (Session Iniciate Protocol - RFC 3261) como protocolo de sinalização e OpenSIPS como SIP Proxy.

O asteriscoParaná é um PABX IP que traz os benefícios da convergência entre TI e Telecom, visando independência de tecnologia, independência de fornecedores e redução dos custos de telecomunicações.

PABX IP baseado em  Asterisk.

Além do universo de funcionalidades trazidas pelo Asterisk, traz ainda diversas funções adicionais como tarifação das ligações, gravação de chamadas, integração com email, gerenciamento de troncos e rotas, backup, relatórios e muito mais.

O sistema traz uma interface web amigável construída sobre a sólida plataforma LAPP (Linux + Apache + PHP + PostgreSQL) onde é possível configurar todos os aspectos do sistema. Conta também com opções avançadas que garantem a flexibilidade inerente a um sistema  Asterisk, através da inserção de comandos personalizados e até mesmo a edição manual de diversas configurações.

Os usuários cadastrados no sistema podem acessar o Portal de Telefonia através do navegador internet, onde é possível verificar o correio de voz e alterar as preferências pessoais, como números de discagem rápida.


O Asterisco Paraná é integrado com o Expresso Livre, permitindo realizar ligações telefônicas através do Expresso Livre.

O endereço do repositório para instalação é:
deb http://www.repositorios.pr.gov.br/voip squezee main

Para mais detalhes sobre a instalação acesse:
http://www.asteriscoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6

* fonte: Asterisco Paraná

* Site oficial de Asterisk


Fonte: Vitorio Furusho

Eventos de Software Livre no Brasil