Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

A TV Software Livre transmitiu ao vivo o FliSol Porto Alegre

26 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1273 vezes

Dscf0051A TV Software Livre transmitiu ao vivo o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FliSol), que ocorreu na tarde de sábado (24/4), no Sindbancários em Porto Alegre, e pela primeira vez colocou no ar para o grande público, duas novas plataformas da TV:  o portal, que aceita chat e agregador de redes sociais, e o publicador de transmissão de vídeos, desenvolvido em Phyton, que está na sua versão 0.6.

Segundo um dos coordenadores da TV Software Livre, Fabrício Solagna, o evento serviu para testar estas duas plataformas, que permitem mais interatividade. “Elas foram testadas e colocadas a prova e já estão disponíveis. Agora com estas ferramentas em software livre qualquer criança brinca e se diverte”, declarou. "A transmissão foi assistida por cerca de 100 pessoas, através do site http://stream.softwarelivre.org ou http://tv.softwarelivre.org", informou Fabricio.

Rádio

A Rádio Software Livre também esteve presente. A estudante de jornalismo e editora da Revista BrOffice, Rochele Prass, gravou e editou entrevistas com os palestrantes e os participantes do Flisol. Em breve estarão disponíveis na programação da rádio os programetes de 3 a 7 minutos na forma de 'Drops".

 

Flisol da capital foi um dos maiores

Quem foi ao Filsol de Porto Alegre se surpreendeu com o auditório do Sindbancários completamente lotado. Segundo os organizadores mais de 90 pessoas participaram durante toda a tarde.

Dscf0058O flisol teve palestras sobre Alt Linux, Debian, Ubuntu, OpenSolaris, Postgres, Java, WordPress, Revista BrOffice.org, Comunidade Firefox e empreendedorismo na área de TI. Além disso, aconteceu o install fest, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e instalar softwares livres com ajuda para a instalação.

Durante o evento também foi criada a Comunidade Flisol Poa dentro do Portal Software Livre (PSL Brasil). Participe desta comunidade. O portal desenvolvido em Noosfero possibilita aos membros das comunidades participar de uma rede social, ter seu próprio blog e galeria de fotos.

Caravana de Guaíba

A sensação foi a caravana de alunos da Escola Técnica Solon Tavares, da cidade de Guaíba, que locaram um ônibus para participar do evento. O professor Rodrigo Warzak explicou que a escola está engajada no uso e divulgação do software livre desde 2006 e os alunos participam de vários eventos, como o Flisol, o fisl e o Latinoware (de Fox do Iguaçu). “Os alunos têm iniciativa e estão empolgados com a liberdade do conhecimento que o Sofware Livre permite, inclusive já tem gente trabalhando com Java. Este ano criamos uma comunidade no Orkut e já estamos organizando a caravana Solon Tavares para o fisl11”, concluiu.

O Flisol é um evento anual, que ocorre desde 2005, simultaneamente em diversas cidades e estados do Brasil e da América Latina, na forma de install fest e palestras.

Texto e fotos

Por Luis Henrique Silveira (ASL)


Tags deste artigo: flisol software livre tv software livre

Eventos de Software Livre no Brasil