Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

A Presidenta Dilma Rousseff apoia Software Livre

3 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3638 vezes

Mesmo antes de ser eleita Presidenta do Brasil, Dilma Rouseff, já apoiava o Software Livre. Tem participado de grandes eventos de informática, como o fisl Fórum Internacional de Software Livre.

No fisl 10 Fórum Internacional de Software Livre, realizado em abril de 2009, na PUC RS - Pontíficia Universidade Católica, em Porto Alegre RS. Ela participou da comitiva do Presidente Lula em visita ao FISL.

Dsc00039_p

Na foto: Dilma Rouseff, Olívio Dutra, Marcelo Branco e Presidente Lula, estão muito felizes em participar do maior evento de informática no Brasil.

O boné do ODF Open Document Format foi doado ao Presidente Lula pelo companheiro Furusho, ativista de Software Livre e ODF (ODF Alliance Award).

Oliviodutradilmamarcelolula2009

Desejamos a Presidenta da República Federativa do Brasil, sucesso na sua gestão!

E, que o Pai Celestial a ilumine e abençoe durante o seu governo.

Dilma_eleita_presidente_31out2010

"Eu prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio da ditadura" Presidenta Dilma


Fonte: Vitorio Furusho

33 comentários

  • Db431ff997353e13ed4d5318b97385e7?only path=false&size=50&d=404Daniel(usuário não autenticado)
    3 de Novembro de 2010, 9:27

    ORLY?

    Entendo, apoio e já conhecia o apoio do não tão apreciado por mim governo petista ao Software Livre, mas era preciso MESMO tal artigo com diálogos infantis?

    LEGAL a Dilma usar o chapéu da Red Hat, mas e aí? Cadê computadores usando Linux nas entidades públicas, qual vai apoio vai ser dado? Cursos voltados a Software Livre nas Universidades não vejo.

    Estudei por 4 anos no IFCE e vi vários computadores com Windows e outros Softwares piratas, alianças com Microsoft, professores denegrindo sem motivo produtos e a imagem Open-Source... onde está o real apoio ao Software Livre?

    Vai entrar nisso, entra de cara, mas acho que eles tem sido muito cautelosos. Na França os computadores do Parlamento estavam usando todos Ubuntu e não ouve nenhuma grande reclamação a isso, pq no Brasil deve ser diferente?


  • 565f5dc587c967073a7e3a9dbfc349b1?only path=false&size=50&d=404Paulo Marcos(usuário não autenticado)
    4 de Novembro de 2010, 13:03

    A mudança é lenta

    Ainda é lenta a mudança de comportamento das empresas e órgãos públicos quanto a migração para software livres, mas já vejo com bons olhos os projetos de Centros Digitais que são exclusivamente com software livres.

    As universidades são outros 500. aind aé preciso ensinar os professores.

    Penso que o governo federal deve ser mais ousado.


  • Foto do jesu minorJesulinux
    9 de Novembro de 2010, 8:22

    A Presidenta Dilma Rousseff apoia Software Livre

    Como toda mudança causa resistência, principalmente na cultura Brasileira que acredito é mais conservadora. Não poderia ser diferente em um assunto técnico e ao mesmo tempo revolucionário como o SL, pois contraria interesses.
    O fato da presidenta ter ido ao Fisli, e em outras ocasiões ter demonstrado apoio ao Sl. é um bom Sinal. Pior seria se tivesse ganhado a eleição,o outro lado que claramente não tem nenhum interesse em implementar esta plataforma no setor público, pois está amarrado pelo cabresto dos softwares proprietários ou com rabo preso aos interesses corporativos.
    O Governo da Presidenta Dilma ainda não começou. Embora ela pertenceu ao governo que termina e que avançou bastante, mas não o suficiente em Software livre, Este próximo governo é o da Dilma, certamente com características Diferentes do Lula.
    E provavelmente será mais agressivo em relação ao uso e apoio ao SL até por que é uma tendência mundial apesar do Lobby contrário.
    Pessoas como o Marcelo Branco, Sérgio Amadeu e Alguns outros especialistas deveriam estar na cúpula do Governo com total apoio para fazer este trabalho avançar muito mais. Mas Sempre o Lobby, as vaidades,interesses e ciúmes de forças ocultas e estranhas impediram isso. Talvez por isso não tenha avançado o quanto deveria.
    Acho que o Ministério da educação também foi muito tímido em relação a determinação para que todas as universidades públicas e escolas técnicas federais usem Software livre.

    Acho um absurdo que estas universidades que embora tenham autonomia de gestão,Mas Operam com nosso dinheiro fique pagando licenças de software proprietário.
    Isto é irresponsabilidade e desperdício de recursos públicos que cabem denúncia dos pregões de compras destes serviços.

    Mas a empresa do software proprietário, mina a inteligência de alunos e professores, viciando-os com licença gratuita e causa uma permanente inter-dependência deste público servil.

    Nós ativistas do software livre devemos reagir e gritar organizadamente contra estes episódios, começando por apresentar a presidenta Dilma os principais problemas, propostas de soluções. E depois aí sim, cobrar dela caso o processo esteja Lento e falho ou não aconteça.

    A associação Software livre e parlamentares comprometidos com esta causa como por exemplo o Deputado Paulo Teixeira tem e deverá ter papel importante no apoio para que o movimento Leve até a Presidenta a situação do setor e façam propostas de avanços mais significativos.

    Outro bom Sinal ou gesto de Simpatia ao software Livre seria se
    a presidenta estivesse usando um sistema operacional livre em seu Laptop. Será que ela usa Software Livre? Quem pode contar esta novidade?

    Vamos com calma Amigos, porém atentos organizados e perseverantes.

    Movimento software Livre Guarulhos.
    softwarelivre.org/mslguarulhos
    mslguarulhos@gmail.com


Eventos de Software Livre no Brasil