Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

7 Frameworks em PHP para Aumentar sua Produtividade

13 de Dezembro de 2016, 22:48 , por Rodrigo Macedo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1050 vezes

PHP é uma das mais populares linguagens de script no mundo, e evoluiu bastante desde sua criação. No entanto, o desenvolvimento de software é sempre uma atividade complexa, que consome tempo e dinheiro. É aí que entra em ação os Frameworks em PHP.

Graças aos Frameworks em PHP, a tarefa de desenvolvimento tornou-se mais rápida e simples. No ponto de vista da manutenção, é possível seguir uma orientação clara e deste modo, manter seu código organizado, tornando mais fácil evoluir e crescer sua aplicação com o tempo.

Por que usar Frameworks em PHP?

Antes de começar o artigo, quero falar um pouco sobre razões para usar um Framework e como ele pode otimizar seu processo de desenvolvimento. Frameworks em PHP são usados para construir sites e aplicações web de todos os tamanhos e complexidades, desde páginas estáticas até grandes e escaláveis sistemas corporativos complexos. É a linguagem escolhida para construir mais de 80% dos sites da Web. Alguns dos benefícios de um Framework são:

  • Tornar o desenvolvimento mais rápido
  • Dependendo da arquitetura do Framework, você tem a separação da separação e da lógica (como a arquitetura MVC)
  • Ter uma estrutura organizada e reutilizável
  • Diminuir a curva de aprendizado de outros membros da equipe
  • Seguir boas práticas de desenvolvimento de software

1. Laravel

Laravel, atualmente, é meu framework em PHP padrão para projetos novos. É relativamente novo, e é o Framework mais popular entre desenvolvedores. Laravel foi construído para ser simples e fácil de ser aprendido. Também há suporte para RAD. Além disso, possui uma rica documentação que te ajuda no aprendizado do Framework.

2. Symfony

Symfony é um Framework de aplicações web no padrão Movel View Controller (MVC). Não apenas sua implementação é baseada em MVC, mas também dá total suporte a URL amigáveis, Code Generation, criação de Templates, internacionalização, Caching, validação automatizada, Ajax, entre centenas de features.

3. CodeIgniter

Foi desenvolvido pela EllisLab e mantido pela British Columbia Intitute of Technology. É um Framework simples e leve que te ajuda a criar aplicações robustas. É bastante apreciado por quem gosta de velocidade e desempenho, tendo uma curva pequena de aprendiza

4. Yii

Yii é um Framework de alta performance em PHP que te ajuda na máxima reutilização de código. Possui componentes de Caching e também implementa arquitetura MVC. É rico em recursos e também em sua documentação.

5. Phalcon

É um Framework que utiliza pouca memória e CPU. Dá suporte a injeção de dependência, Rest e também a rotas. Possui um ORM que te ajuda a manipular registros no banco de dados como classes e objetos. MySQL, PostgreSQL e SQLite são suportados.

6. CakePHP

CakePHP é um Framework open source, que segue o padrão MVC.

7. Zend Framework

Zend Framework é robusto e estável Framework em PHP, com muitas configurações e comumente não é usado em pequenos projetos. Zend possui parceiros como IBM, Microsoft, Google e a Adobe. Possui ferramentas de criptografia, editor drag and drop, suporte a tecnologias de front-end, conexão com banco de dados com Wizard, Debugging e unidade de testes.

 

Conclusão

Frameworks em PHP já são usados como escolha padrão para criar sistemas complexos, especialmente quando você precisa criar uma aplicação escalável.

Possuem diferentes conceitos e metodologias, mas todas visam aumentar a velocidade de desenvolvimento e manter a qualidade de código. Caso precise de um treinamento profissional, eu recomendo fortemente o PHP do Zero ao Profissional, que ensina passo a passo como desenvolver sistemas em PHP, usando as melhores práticas.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Eventos de Software Livre no Brasil