Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

27 de Maio de 2014, 23:22 , por Paulo Santana - | 2 pessoas seguindo este artigo.

Você pode ajudar um projeto de Software Livre fazendo traduções

22 de Janeiro de 2018, 13:18, por Paulo Santana

Bandeiras eua br

Projetos de Softwares Livre que pretendem receber contribuições de pessoas de qualquer lugar do mundo adotam o inglês como língua padrão, por isso é comum ver os sites, os manuais, as trocas de mensagens entre seus contribuidores e os softwares originais em si, utilizando a língua universal. Os desenvolvedores de softwares livres já estão acostumados com esse ambiente internacional mas quando pensamos nos usuários, o uso de um software livre em inglês pode dificultar bastante a sua adoção, especialmente aqui no Brasil.

Para facilitar a utilização de softwares livres internacionais por usuários que tem dificuldades para ler em inglês é extremamente importante o trabalho de tradução realizado pelas comunidades. A tradução, também chamada de localização, é feita por pessoas que dedicam parte do seu tempo para converter os textos do inglês (en) para a língua do seu país. Como não poderia ser diferente, no Brasil existem várias comunidades que fazem as traduções para o português brasileiro (pt-br).

Em 2017 palestrei em alguns eventos mostrando como qualquer pessoa pode contribuir para o Projeto Debian de várias outras formas que não envolvem conhecimento técnico como empacotamento. Tem um vídeo disponível dessa palestra na Campus Party Brasília 2017 e um arquivo dessa apresentação. Decidi escrever esse texto para encorajar aquelas pessoas que gostariam de contribuir para um projeto de Software Livre internacional mas que não envolva o desenvolvimento de código. Se você é uma dessas pessoas, você pode ajudar com as traduções, para isso basta ter um conhecimento mínimo em inglês, uma vontade de trabalhar coletivamente e um espírito de colaboração. Os projetos de Software Livre precisam basicamente traduzir/localizar os seguintes itens:

  • O software propriamente dito;
  • O site oficial;
  • Manuais/tutoriais oficiais.

Uma terminologia importante para as equipes de tradução é a seguinte (crédito do Adriano Rafael Gomes):

  • I18N (internationalization): internacionalização é a modificação de um programa para que ele possa lidar com os múltiplos idiomas e culturas do mundo todo.
  • L10N (localization): localização é a implementação de um idioma específico para um programa já internacionalizada. Leia mais aqui.

Em todos os projetos você pode assumir dois papeis:

  • Tradutor: aquele que vai iniciar uma tradução do zero;
  • Revisor: aquele que revisar a tradução realizada por um tradutor e eventualmente propor correções.

Se você é um iniciante, algumas pessoas recomendam começar fazendo apenas revisões porque é mais fácil. Nas equipes de tradução também existem papeis que ajudam na organização interna, então alguém mais experiente com todo o processo pode assumir o papel de Coordenador para gerenciar os trabalhos.

Espero que esse texto te incentive a começar a contribuir com pelo menos um dos projetos que irei listar a seguir.



Ação que fortalece Amizades e leva à formação em Linux.

22 de Janeiro de 2018, 10:20, por Laurence Oliveira

Agora no Norte do Brasil, é possível obter qualificação em Software Livre e fortalecer suas amizades.

Em Belém do Pará existe uma ação muito boa e interessante ocorrendo nos primeiros dois (2) meses do ano, que atenta para o desenvolvimento das relações humanas e companheirismo, e também propicia criação de mão de obra qualificada na plataforma Linux, para o Mercado de Trabalho.

Visando garantir com que o maior número de profissionais possam obter o conhecimento apropriado nessa plataforma de Software Livre. E com isso, enfim atender a crescente demanda para este tipo de profissional no mercado.

Para saber mais acesse: http://virtuallink.com.br/matriculas_abertas_2018/

 



MiniDebConf Curitiba 2018 - 11 a 14 de abril

8 de Janeiro de 2018, 14:00, por Paulo Santana

De 11 a 14 de abril (quarta, quinta, sexta e sábado) Curitiba sediará pelo terceiro ano consecutivo uma MiniDebConf composta por palestras, oficinas, sprints, BSP (Bug Squashing Party) e eventos sociais.

A MiniDebConf Curitiba 2018 é um evento aberto a todos(as), independente do seu nível de conhecimento sobre Debian. O mais importante será reunir novamente a comunidade para celebrar o maior projeto de Software Livre no mundo, por isso queremos receber desde usuários(as) inexperientes que estão iniciando o seu contato com o Debian até Desenvolvedores(as) oficiais do projeto. Ou seja, estão todos(as) convidados(as)!

MiniDebConfs são encontros locais organizados por membros do Projeto Debian para atingir objetivos semelhantes aos da DebConf, mas em um contexto regional. Durante todo o ano são organizadas MiniDebConfs ao redor do mundo, como se pode ver nesta página.

A inscrição para a MiniDebConf Curitiba 2018 é totalmente gratuita e pode ser realizada no formulário disponível no site do evento:

https://minidebconf.curitiba.br



Chamada de atividades para a MiniDebConf Curitiba 2018

16 de Dezembro de 2017, 20:45, por Paulo Santana

Sobre a MiniDebConf Curitiba 2018

A MiniDebConf é o encontro da comunidade Debian no Brasil. A edição de 2018 vai acontecer no Campus Central da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, entre 11 e 14 de abril de 2018.

Durante os dias 11 e 12 vai acontecer a MiniDebcamp, um momento onde vamos nos concentrar em fazer contribuições práticas com o projeto, não havendo palestras ou outras atividades do gênero. Nos dias 13 e 14, acontece a MiniDebConf propriamente dita, com palestras, debates, oficinas, com as atividades práticas continuando em paralelo.

Para mais informações:

https://minidebconf.curitiba.br

Tópicos

Em princípio, qualquer tópico relacionado a software livre está dentro do escopo do evento. No entanto, será dada prioridade a tópicos relacionados ao projeto Debian, e dentre estes, será dada prioridade a tópicos relacionados a contribuição com o projeto.

Diversidade

A MiniDebConf é um evento comprometido com a diversidade. Gostaríamos muito de receber propostas de atividades de pessoas que fazem parte de grupos com pouca representação na comunidade de software livre e que gostariam de falar sobre algo relacionado ao Debian. Se você faz parte de um desses grupos, nos envie sua proposta. Se você conhece alguém que faz parte de um desses grupos, incentive que essa pessoa nos envie uma proposta de atividade.

Se você gostaria de palestrar sobre Debian mas não tem certeza sobre o que poderia falar, entre em contato que podemos te ajudar.

Tipos de atividade

Você pode enviar 4 tipos de atividades:

  • Lightning talk (5 minutos)
  • Painel
  • Palestra
  • Oficina (3 horas)

Para os paineis e palestras você pode escolher o tempo máximo de duração:

  • 30 minutos
  • 1 hora
  • 1 hora e 30 minutos
  • 2 horas

Datas

Limite para submissão: 31 de janeiro de 2018.

Notificação de resultado da seleção aos proponentes : até o dia 11 de fevereiro de 2018.

Submissão

Para enviar sua proposta de atividade acesse o formulário:

http://pesquisa.softwarelivre.org/index.php/574335

 



12ª PHP Conference Brasil acontecerá de 06 a 10 de dezembro de 2017 em Osasco

22 de Outubro de 2017, 13:20, por Paulo Santana

Banner php conference 2017

 

A PHP Conference Brasil firmou-se como o principal evento de PHP da América Latina após 11 anos de absoluto sucesso, reunindo o melhor conteúdo de PHP. Contando com profissionais brasileiros e estrangeiros de qualidade inquestionável e com o apoio indispensável da comunidade de Desenvolvedores PHP.

A 12ª PHP Conference Brasil acontecerá de 06 a 10 de dezembro de 2017 na UNIFIEO em Osasco - SP.



DrupalCamp São Paulo acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2017

21 de Outubro de 2017, 20:47, por Paulo Santana

 

A DrupalCamp São Paulo é o maior evento de Drupal do Brasil, onde a principal missão é promover e difundir o uso da tecnologia no país e estimular a troca de conhecimento e experiência entre os participantes. O evento contará com um auditório e salas com computadores disponíveis.

A comunidade Drupal do Brasil é formada por desenvolvedores e empresas que trabalham com a tecnologia e adeptos e simpatizantes do software livre. O evento também contará com um hackathon, onde os participantes são reunidos em times e desafiados a implementar soluções tecnológicas utilizando como meio o Drupal.

A 3ª DrupalCamp São Paulo acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2017 na Faculdade Mackenzie - Campus Higienópolisem, em São Paulo - SP.



XIV Fórum Goiano de Software Livre acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2017

20 de Outubro de 2017, 22:09, por Paulo Santana

Criado em 2003 pela Comunidade de Software Livre do Estado de Goiás, o FGSL - Fórum Goiano de Software Livre aborda desde sua primeira edição o tema "Socialmente justo, economicamente viável, tecnologicamente sustentável", discutindo as questões que permeiam o uso, a produção e a difusão do Software Livre (SL) em todo o Estado de Goiás.

O evento, palco escolhido para o intercâmbio do conhecimento tecnológico e colaborativo entre os membros das diversas comunidades de Goiás, ocorre anualmente sempre com chamadas de patrocínio e de local públicas. Essa ação é uma maneira de tornar o evento e suas filosofias itinerante e acessível a qualquer fomento.

A missão do FGSL compreende o cumprimento dos seguintes objetivos:

  • Divulgar e reforçar os conceitos de software livre, estimulando o seu uso como base para programas de inclusão digital e para negócios nas áreas de Tecnologia da Informação;
  • Dar visibilidade, capacitar e atender profissionais e interessados de todos os níveis de conhecimento em software livre;
  • Mostrar e demonstrar que é possível fazer uso do SL sem grandes dificuldades;
  • Promover o intercâmbio do conhecimento e a aproximação entre pesquisadores das diversas áreas da tecnologia e produção da informação inovadoras;
  • Estimular o uso e o desenvolvimento do software livre e dos códigos abertos;
  • Investir na produção e na qualificação do conhecimento, a partir de um paradigma de desenvolvimento sustentado e de uma postura que prima pela inclusão social e pela igualdade de acesso aos avanços tecnológicos.

A XIV FGSL - Fórum Goiano de Software Livre acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2017 na Universidade Federal de Goiás em Goiânia - GO.



11ª RubyConf Brasil acontecerá dias 17 e 18 de novembro em São Paulo

20 de Outubro de 2017, 21:23, por Paulo Santana

A 11ª RubyConf Brasil terá uma programação cheia de novidades e com palestrantes de peso no mercado de TI que trarão conteúdos para desenvolvedores que querem ampliar seus conhecimentos sobre Ruby, Ruby on Rails, Técnicas Ágeis, Devops e outras tecnologias como Elixir, Clojure, Go, Rust e Crystal.

Desde a sua estreia, como Rails Summit, a RubyConf Brasil ganhou novos formatos e já é uma das principais referências na área de tecnologia no Brasil.

A 11ª RubyConf Brasil acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2017 na FecomercioSP em São Paulo - SP.



A Linux Developer Conference Brazil com uma proposta inédita acontecerá em 11 de novembro de 2017

20 de Outubro de 2017, 13:03, por Paulo Santana

Banner linux conference brazil

A Linux Developer Conference Brazil tem como objetivo elevar a comunidade brasileira de desenvolvimento Linux ao nível internacional. Seja você um curioso interessado em entender o ecossistema do Linux, alguém buscando contribuir com projetos open source ou mesmo um veterano colaborador, essa conferência é para você.

O escopo do evento engloba o desenvolvimento upstream de projetos como Linux Kernel, systemd, containers, wayland, Gstreamer, gcc, llvm, MESA, gdb, bootloaders, qemu, kvm, ChromeOS, tracing, segurança ou qualquer outro componente low level do mundo Linux. Em seu programa, a conferência tem como prioridade a diversidade de temas em variados graus de profundidade, buscando garantir que colaboradores veteranos possam trocar experiências e reforçar seus laços com a comunidade ao passo que novos desenvolvedores também aprendam e se beneficiem dos conhecimentos expostos.

Linux Developer Conference Brazil acontecerá em Campinas - SP no dia 11 de novembro de 2017 na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.



2ª PotiCon acontecerá dias 04 e 05 de novembro de 2017 e você pode ajudar

18 de Outubro de 2017, 11:42, por Paulo Santana

Banner 2a poticon

A PotiCon - Conferência Potiguar de Software Livre é um evento organizado pelo pessoal da PotiLivre - Comunidade Potiguar de Software Livre que tem o objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as ferramentas livres de desenvolvimento, distribuições GNU/Linux e como anda o mercado atual do Software Livre, com isto o público poderá trocar experiências e impressões sobre os projetos inovadores de código aberto existentes no país. A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo de informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.

A 2ª PotiCon acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2017 no Instituto Metrópole Digital na UFRN em Natal - RN.



Vaga Desenvolvedor Linux em Curitiba/PR

4 de Outubro de 2017, 15:56, por Marcos Polidoro

Experiência para atuar no desenvolvimento e manutenção de software OEM. Responsável por desenvolver e customizar um sistema operacional Linux OEM para diversos tipos de computadores desktops, all-in-one, notebook e netbook. Para atuar nesta posição é desejável que o profissional tenha conhecimentos de distribuições Linux e domínio de linguagens de programação como Shell Script, Python, C e/ou C++. As atividades envolvem a customização e eventual desenvolvimento nos mais diversos componentes chave do sistema operacional como o Kernel e device drivers, Xorg, Systemd, Udev, dbus, pm-utils e o ambiente gráfico KDE.



Assine a petição europeia Public Money, Public Code

26 de Setembro de 2017, 14:05, por Paulo Santana

Public Money Public Code A FSFE - Free Software Foundation Europe, criou uma campanha para conseguir aprovar uma legislação que garanta que todo software financiado com dinheiro público seja lançado como Software Livre. O título e slogan são:

Dinheiro público, Código público - uma campanha para liberar software financiado publicamente como Software Livre.

Para fortalecer a campanha a FSFE lançou o site https://publiccode.eu explicando toda a proposta onde está escrito:

Por que o software criado usando o dinheiro dos contribuintes não é lançado como Software Livre?

Queremos uma legislação que exija que o software financiado publicamente desenvolvido para o setor público seja disponibilizado publicamente sob uma licença de Software Livre e de Código Aberto. Se é dinheiro público, também deve ser um código público.

O código pago pelas pessoas deve estar disponível para as pessoas!

No site existe uma carta aberta direcionada aos legisladores que solicita:

Implementar legislação que exija que o software financiado publicamente desenvolvido para o setor público deve ser disponibilizado publicamente sob uma licença de Software Livre e de Código Aberta.



14º Latinoware acontecerá de 18 a 20 de outubro de 2017 em Foz do Iguaçu

22 de Setembro de 2017, 13:55, por Paulo Santana

"LatinowareUm dos maiores eventos de software livre do mundo. Assim é definido o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) , organizado pela Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil. Realizado desde 2004, o Latinoware oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado: comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada.

Em três dias de evento, os participantes conferem palestras, novas ferramentas, oficinas, sessões técnicas e acompanham casos de sucesso e principais iniciativas, que são apresentadas por especialistas e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina.

Entre os objetivos do evento, está oportunizar um espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre e a décima quarta edição do Latinoware promete ser o local para que o público possa encontrar as principais novidades da área. O evento será realizado de 18 a 20 de outubro de 2017, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu - PR.



PythonBrasil[13] acontecerá de 06 a 11 de outubro de 2017 em Belo Horizonte

22 de Setembro de 2017, 13:39, por Paulo Santana

PythonBrasil[13]A PythonBrasil[13] acontecerá de 06 a 11 de outubro de 2017 em Belo Horizonte - MG. O evento tem como propósito reunir centenas de pessoas durante 6 dias para discutir sobre software livre, práticas de desenvolvimento e Python.

As atividades consistem em palestras com pessoas de destaque, que compartilharão suas experiências onde mostrarão as tendências e o futuro do Python; minicursos sobre Python e tecnologias relacionadas; sprints onde os participantes se reúnem conectando-se à comunidade Python através de sua contribuição prática na melhoria de um ou mais projetos de código aberto; open spaces que são uma forma de interação importante onde os participantes podem abrir espaços dinâmicos para exposição e discussão de assuntos diversos sem a necessidade de uma programação pré-estabelecida; e job fair que tem por objetivo estimular o mercado de desenvolvimento, principalmente para a comunidade Python.



Plataforma Livre Agroecologia Saberes e Práticas será apresentada no Congresso Latino-americano de Agroecologia

8 de Setembro de 2017, 13:44, por Marcelo Soares Souza

A plataforma Agroecologia Saberes e Práticas é uma ferramenta que permite o mapeamento e registro de iniciativas, experiências e práticas em Agroecologia em todas as suas vertentes. A agroecologia é o estudo dos agroecossistemas abrangendo todos os elementos humanos e ambientais e a proposta desta plataforma é potencializar estes aspectos através de interações entre os diversos fomentadores destes sistemas agroecológicos.



Eventos de Software Livre no Brasil