Co-fundador do The Pirate Bay defende a liberdade na internet

June 25, 2009, by Miguel Matiolla

Anigif_pirate_bay

Em coletiva de imprensa realizada ontem no 10 Fórum Internacional Software Livre-fisl10, o sueco co-fundador do site The Pirate Bay(TPB), Peter Sunde, se manifestou em favor da liberdade na internet. Na ocasião Sunde afirmou que com a realização de ações na justiça e criação de leis para vigiar e cortar o acesso de quem faz download, as indústrias de música e de cinema pretendem manter um modelo de negócio que não faz mais sentido nos dias de hoje.

"Não adianta, as pessoas não vão parar de baixar. Querer ser contra este fato é como querer ilegalizar a cor azul. Por mais que se apague, sempre vai haver algo azul em algum lugar", afirmou o sueco.

Apesar de ter sido condenado recentemente por um tribunal sueco a um ano de prisão sob acusação de quebra de direito autoral, Sunde, demonstrou na coletiva não ter deixado de lado sua luta pela liberdade tecnológica e da internet.

"Se uma obra tem licenças, então ela tem restrições. Sou contra qualquer tipo de restrição. Todo mundo deveria ter o direito de baixar o quanto e o que quiser, seja para qualquer finalidade, comercial ou não. O público já decidiu que não deseja pagar nada pelo conteúdo", completou o co-fundador do TPB.

Peter Sunde apresenta hoje no fisl10, às 15 horas, a palestra "The Pirate Bay uncovered", onde aboradará, entre outras questões, temas ligados ao julgamento do portal.

Iniciado ontem, dia 24 de junho, o fisl se estende até o dia 27 de junho e ocorre no Centro de Eventosda PUCRS, em Porto Alegre.

 



Blogs do Planalto e da Petrobrás serão apresentados hoje, no fisl10

June 25, 2009, by Miguel Matiolla

Fisl_novoSerá realizada hoje, às 17h, a apresentação do Blog do Planalto, nova estratégia de comunicação da Presidência da República. Na ocasião, o Secretário de Imprensa da Presidência da República, Nelson Breve, o Coordenador do Núcleo de Mídia Digital da Simp/Secom/PR, Jorge Henrique Cordeiro, o Designer de Informação do Núcleo de Mídia Digital da Simp/Secom/PR, Daniel Pádua, e o Coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura, José Murilo Júnior, apresentarão os planos e ações para a presença digital do Palácio do Planalto na blogsfera e em redes sociais. Durante o Fórum Internacional Software Livre, também ocorrerá o lançamento da consulta técnica aberta à comunidade, visando obter ideias e propostas para o projeto digital do Planalto.

Já, a palestra de apresentação do Blogs da Petrobrás e Blog do Pedro Dorea: democratização da comunicação será realizada às 16 horas.

A décima edição do Fórum Internacional Software Livre acontece até o próximo sábado, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS).



Clic RBS: Projeto Fedora, Laptops educacionais

June 25, 2009, by Miguel Matiolla

6578728

Na palestra "Projeto Fedora: as novidades do Fedora 11", com Rodrigo Padula de Oliveira, foram apresentadas as estruturas de trabalhos dos desenvolvedores da comunidade Fedora do Brasil e do mundo e as novidades  referentes  a nova versão intitulada Fedora 11, codinome Leônidas.

O destaque fica para os laptops educacionais que, conforme Rodrigo, o projeto teve de ser parado por um período, mas está voltando a ativa e promete, além do valor baixo (em torno de $188,00 dollares), um Linux otimizado com o SUGAR, um ambiente gráfico feito exclusivamente para o modelo, que tem ainda como característica marcante o colorido que o faz parecer até um laptop de brinquedo

Como o projeto ainda não está finalizado, as configurações podem mudar, mas atualmente o modelo apresentado possui um processador otimizado de 433MHZ, memória ram de 128Mb, memória flash de 1Gb para armazenamento de dados, portas USB e WiFi (acesso a redes sem fio).

Observando os testes realizados no estande da Fedora no fisl10, o laptop educacional teve um desempenho razoável no acesso aos sites do Twitter e Orkut. Uma coisa é certa, com certeza estes "pequenos" levarão a inclusão digital a outro patamar.

 Fonte:  Marco Meireles Clic RBS



Clic RBS:O "Cachorro Louco" que é maior gente boa

June 25, 2009, by Miguel Matiolla

6578765

Conheça Jon "Maddog" Hall, mesmo que ele não vá tomar um cafezinho com você. Pode ser por um momento, pode ser num 'oi", num aperto de mão ou até para tirar aquela foto só pra dizer que esteve ao lado deste ícone do software livre. Ele nunca se nega e nunca faz cara feia, cada passo que dá alguém o intercepta e não importa se você é o primeiro ou o milésimo do dia, sempre há um tempinho doado com carinho e gentileza (mesmo para um homem tão ocupado como ele), um verdadeiro cavalheiro do mundo livre.

"Maddog", cachorro louco como é carinhosamente chamado é o fundador do Open Source Internacional. Trabalha com informática desde 1969, é utilizador de Unix desde 1977 e de Linux desde 1994. Desde 1995 é diretor-presidente da Linux International que é uma associação mundial sem fins lucrativos de corporações e outros que trabalham rumo a promoção do crescimento do Linux.  Maddog já se declarou apaixonado pelo Brasil e com certeza nós mantemos um carinho enorme por esta lenda viva da Código Aberto.

Não deixe de conferir a palestra do Maddog: "Project Cauã: Sustainable Computing", dia 27/06 ás 19:00 na sala Fisl10 40T.

 Fonte: Marco Meireles Clic RBS



Campanha Rádio Software Livre no fisl10: "mostre o código!"

June 25, 2009, by Vicente Aguiar

Mostrecodigo Você esta ligado na Rádio SL e ouviu o código? Informe nesta página como comentário e os primeiros a inserir o código ganharam brindes!!!

Promoção Rádio Software Livre

Durante a programação da Rádio Software Livre serão anunciados códigos que devem ser enviados como comentários na comunidade da Rádio.

Fique ligado, cada código dá direito a um brinde.

São mutios brindes e cada código representa um brinde, você pode ganhar camisetas, livros, bottons, canetas, chaveiros e adesivos da família software livre.

  • A promoção é válida apenas para os ouvintes que estejam no evento ou em Porto Alegre.
  • A retirada dos prêmios será no estande Associação Software Livre.org, na sala de transmissão da rádio. Ouça e participe.

TOP 10 dos Brindes

  1. O Livro Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração
  2. Uma camisa do Tux em bordado oferecida pela 4linux
  3. Uma linda camisa Oficial do Projeto BrOffice.org*
  4. Uma camisa exclusiva do projeto Inkscape, oferecida pela comunidade InkscapeBrasil.org
  5. Uma camisa oficial do projeto Mozilla
  6. Uma chapeu do FISL
  7. Chaveiro do TUX
  8. Botton do GNU
  9. Botton do Linux-Libre (um kernel 100% livre)
  10. Botton do PartidoPirata.org

    E dezenas de adesivos, canetas e bottons... Ouça o código e informe aqui!