Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Terra: "Adolescente virtual" circula em fórum de software livre

27 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1709 vezes

Uma "adolescente virtual" circula pelo Centro de Eventos da PUCRS, onde se realiza até este sábado a 10ª edição do Fórum Internacional Software Livre (

Rafael Ribas, 11 anos, um dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, que construiu Penelo-py, explica a história. "Penelope era uma adolescente de 15 anos que amava o PC, ficava nele dia e noite, até que um dia ela acordou e tinha virado um PC. Pior é que seus pais nem notaram", conta o garoto. E assim nasceu Penelo-py

A robozinha foi totalmente construída com materais reciclados: a carcaça de um Mac G3 Blueberry, amplificador e bateria de carro, motor de vidro elétrico recondicionado. E é comandada via controle remoto de um carrinho de brinquedo.

Os alunos gravaram o 'depoimento' de Penelo-py e mais uma mensagem de cada um dos componentes do grupo que a criou (são 11 ao todo) sobre o uso consciente do computador, principalmente em relação ao tempo dispendido na frente do PC.

São mensagens para lembrar que a internet é um mundo maravilhoso a ser explorado - mas que o mundo real continua a existir e também tem muitas coisas a oferecer: desligue o PC de vez em quando e procure os amigos, a família, saia para a rua. "A internet é importante, mas não fique preso dentro dela".

Robótica
Marcos Aranda, orientador de robótica livre da escola, diz que os objetivos do trabalho são fazer com que os alunos reflitam sobre o uso consciente da web e trabalhem ecologicamente com material de descarte.

O tema da consciência sobre o uso da internet foi discutida pelos alunos integrantes do projeto robótica livre. O projeto é relevante, inclusive porque mostra a possibilidade de se trabalhar com robótica educativa utilizando materiais recicláveis - e sem a dependência de softwares proprietários, bem no espírito do fisl 10, onde os alunos mostram seu trabalho.


Tags deste artigo: fisl2009

Eventos de Software Livre no Brasil