Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Ministério Público do Paraná migra para o LibreOffice!

29 de Novembro de 2015, 11:30 , por Comunidade GNU/Linux SempreUPdate - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 345 vezes

OMinistério Público do Paraná mudou seu pacote de softwares de escritório. Com isso, todos os integrantes da Instituição deixam de utilizar os programas do MS-Office (Word, Excel e PowerPoint), que está sendo substituído pelo LibreOffice (Writer, Calc e Impress), um conjunto de softwares livre e gratuito.

Estima-se que a mudança permitirá economia de R$ 1,2 milhão, por ano, à Instituição. Estes recursos serão utilizados na atualização e no aprimoramento dos equipamentos de informática do MP-PR.

ministerio-publico-do-parana-migra-para-o-libreoffice

FerramentasAlém disso, essa mudança possibilita a padronização na geração, no armazenamento e na troca de documentos, visto que o formato de arquivo do LibreOffice é aberto, público e aprovado como norma da Organização Internacional para Padronização (ISO). Isso significa que o pacote poderá ser implementado ou adaptado independente de haver algum tipo de pagamento ou licença de uso restrito.

O formato aberto garante, no futuro, o acesso e a preservação de documentos gerados pela Instituição, o que poderia não ocorrer com arquivos de programas de domínio privado (como os da Microsoft). A medida também vai ao encontro do que vem sendo adotado por diversas unidades do Sistema Nacional de Justiça e do Ministério Público brasileiro – a exemplo do CNMP –, que já utilizam o LibreOffice.

O LibreOffice é composto por programas simples de usar. E a mudança não implicará em perda de nenhum documento já existente e salvo nos formatos atualmente utilizados, como os produzidos pelo Word, Excel e PowerPoint. Esses arquivos poderão ser abertos e alterados nos novos programas.

O principal desafio neste início, portanto, será com a adaptação: membros, servidores e estagiários precisarão absorver as diferenças das novas ferramentas do LibreOffice e, importante, converter os arquivos que se encontram em formatos proprietários (como .doc e .docx) para formatos abertos (como .odt). Para isso, há acompanhamento técnico do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), bem como apoio e capacitação permanente, bem como apoio e capacitação permanente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

Também para contribuir com a adaptação de todos os integrantes do MP ao novo pacote de softwares, foi disponibilizada esta página, no site institucional, contendo orientações de uso, material de apoio e respostas a algumas perguntas frequentes relacionadas ao LibreOffice. Além disso, boletins eletrônicos são encaminhados periodicamente aos e-mails institucionais, com as principais dicas de utilização da nova ferramenta, e o Ceaf oferta cursos de capacitação sobre as funções dos programas.

O processo de migração iniciou em maio de 2015, com a instalação da versão mais atualizada do LibreOffice, oferecendo-se tempo de adaptação ao novo software antes da retirada do MS-Office. Em julho iniciou-se a capacitação de 850 integrantes do MP-PR, que participaram do curso “Conhecendo o L ibreOffice – Writer – 1.ª Edição”, ofertado, na modalidade à distância, pelo Ceaf, bem como dos cursos “Conhecendo o LibreOffice – Impress e Mala Direta – 1ª edição”, disponibilizado em agosto, “Conhecendo o LibreOffice – Calc Básico”, oferecido em setembro, e “Conhecendo o LibreOffice – Calc Avançado”, ofertado em outubro de 2015.

Em um segundo momento, a capacitação ampliou-se para todos os integrantes do MP-PR, disponibilizando-se três edições dos cursos de Writer, Impress, Mala Direta e Calc Básico e duas edições do curso de Calc Avançado.

Por fim, no mês de setembro de 2015, a migração foi estendida para toda a Instituição. Espera-se que até o final de 2015, todos os integrantes do MP-PR estejam utilizando exclusivamente o LibreOffice.

Via MP-PR


Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/com/HvnI/~3/I1-d2nD6Uys/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Eventos de Software Livre no Brasil