Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Fórum Música para Baixar debate produção e difusão da cultura na Internet

15 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2594 vezes

No anLogo-mpb_pequenoo em que completa uma década, o Fórum Internacional Software Livre - fisl recebe pela primeira vez o Fórum Música para Baixar (FMPB).  Contando com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Porto Alegre, o MPB traz para o debate no fisl10 o cantor e compositor carioca Leoni e o rapper e poeta de Brasília GOG, além de muitos outros músicos e profissionais para discutir sobre as novas formas de comercialização e distribuição de conteúdo cultural na Internet e os impactos da rede mundial de computadores na cadeia produtiva da música.

Esta é a primeira vez que o Música para Baixar promove um fórum de relevância nacional. O movimento, liderado por músicos e ativistas da cultura livre, tem como objetivo constituir um espaço presencial de diálogo sobre música, tecnologia e comunicação colaborativa. Outra importante diretriz do movimento aponta para que a cultura livre e compartilhada seja relacionada com o software livre. O cantor Richard Serraria explica que o MPB trata sobre “a importância da divisão de experiências de diferentes artistas, envolvendo a reflexão crítica acerca da cadeia produtiva da música e pensando ainda a geração de renda junto à economia da criatividade na contemporaneidade”.



Neste cenário, o FMPB terá duas palestras: "Projeto de Controle da Internet", com a participação do músico e compositor Leoni e do rapper e poeta GOG; e "Formas de Licenciamento, Gestão Coletiva e Proposta de Mudança na Legislação Autoral", com o coordenador geral de Gestão Coletiva e de Mediação em Direitos Autorais da Diretoria de Direitos Intelectuais, José Vaz, e o músico e compositor Fernando Anitelli, responsável pela criação do projeto O Teatro Mágico.

Também farão parte dos debates do MPB o gerente de Informações Estratégicas e Cultura Digital do Ministério da Cultura, José Murilo, o coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, Ronaldo Lemos, o coordenador do Fórum Permanente de Música do RS, Alvaro Santi, e o diretor de Políticas Sociais e Cidadania do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Mauro Salles.

A programação completa do FMPB está disponível em http://musicaparabaixar.org.br/.

O fisl10 ocorre de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS. Outras informações em www.fisl.org.br.


Tags deste artigo: fisl2009

Eventos de Software Livre no Brasil