Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Fórum Internacional Software Livre completa 10 anos com novidades e muitas atrações

5 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1297 vezes

O maior e mais antigo evento de tecnologia do país – o Fórum Internacional Software Livre (fisl), que acontece de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS), chega a sua décima edição como o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. “Um grande encontro físico daqueles que anualmente e cotidianamente se encontram na rede para trabalhar, compartilhar conhecimentos e ideais”, define o coordenador geral do fisl10, Marcelo Branco.

Este grande momento de discussão, troca de experiências e conhecimento, irá reunir milhares de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do software livre – comunidades, grupos de usuários, administrações públicas, empresários, acadêmicos, profissionais de TIC's e de outras áreas interessadas neste tema. A expectativa da organização do fisl é reunir mais de oito mil pessoas nos quatro dias do evento, que terá como foco o debate sobre a liberdade do conhecimento e a liberdade na Internet.

Para esta edição, que marca os 10 anos do fisl, estão programadas diversas atividades, entre palestras, oficinas, workshops, encontro das comunidades de software livre, Mostra de Soluções e Negócios Livres, Arena de Programação Livre, Festival de Cultura Livre e muitas outras atrações. “No fisl, os participantes irão encontrar os maiores inovadores tecnológicos da Internet brasileira e poderão fazer contato com as novas formas de relacionamentos das redes sociais da Internet e com os novos e exitosos modelos de negócios da sociedade em rede”, destaca Branco.

São mais de 300 atividades programadas, divididas nos seguintes temas: Desenvolvimento, Administração de Sistemas, Gerenciamento de Dados, Desktop, Kernel e Sistemas de Arquivos, Hardware, Sistemas Embarcados e Robótica, Segurança, Negócios, Implementações e Casos, Jogos, Multimídia e Streamming, VoIP, Ecosistema do Software Livre (Comunidade, Filosofia, Legislação e Cultura Livre), Educação e Inclusão Digital, Eventos Comunitários e Tópicos Emergentes.

O fisl caracteriza-se também por englobar atividades e palestras ligadas à cultura livre (música, filmes, teatro, produção textual), além de ações ligadas à agroecologia, através do banco de sementes livres.

Além de realizar mais uma edição da Arena de Programação Livre, competição com desafios individuais e em grupo que levam em conta habilidades técnicas de programação e desenvolvimento, o fisl terá algumas novidades. Entre elas, o I Festival Internacional de Robótica Livre, que terá em sua programação olimpíada, palestras, debates e mostra de trabalhos.

No fisl10 os participantes poderão acompanhar tudo o que acontece no evento por diferentes canais:

TV Software Livre (http://stream.softwarelivre.org); Twitter (http://twitter.com/fisl10); Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1576211); Facebook (http://www.facebook.com/event.php?eid=54399580867).

A novidade desta edição fica por conta da Rádio Software Livre, criada numa parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que trará notícias, entrevistas e programação musical direto do fisl. Para ouvir a rádio é preciso acessar o site http://stream.softwarelivre.org.


Tags deste artigo: fisl2009
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/13707

Eventos de Software Livre no Brasil