Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Software livre, cultura hacker e ecossistema da colaboração

25 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1671 vezes

Software livre, cultura hacker e ecossistema da colaboração foi tema de uma das palestras que aconteceu ontem (23) no FISL e é também o título do livro, lançado na ocasião. Estiveram presentes na mesa três dos cinco autores da obra: sociólogo Sérgio Amadeu, Anderson Alencar do Instituto Paulo Freire e Vicente Aguiar da Co-Livre. Participam também da autoria Murilo Machado e Rafael Evagelista. O livro é uma coletânea de textos de cada autor que abordam o software livre segundo a perspectiva do compartilhamento de ideias e conhecimento.


Segundo Sério Amadeu é preciso se atentar para a existência de "bens imateriais" e "não rivais", como é o caso do próprio conhecimento. “Esses tipos de bens podem ser usados por todos. A melhor forma de trabalhar com eles é por meio do compartilhamento e não pelo bloqueio do acesso. No caso do conhecimento, quanto mais gente usa, mais ele se valoriza. O bloqueio de fluxos de informação significa desigualdades, criando assimetrias e inequidades de acessos, por isso a liberdade de acesso significa igualdades”, explica.

Para Aguiar, é importante trazer a discussão do uso do software livre para as diversas áreas da academia porque, cada vez mais, ele se insere em discussões da economia como alternativa sustentável num contexto de crise. Já Alencar propõe uma discussão do uso de tecnologias livres de acordo com uma dimensão política, ética e estética a partir da experiência do processo de migração do uso de software proprietário para o livre, que teve início no Instituto Paulo Freire em 2006.

O livro está disponível para download em http://softwarelivre.org/livro

Dsc05695editado Da esquerda para direita: Vicente Aguiar, Anderson Alencar e Sérgio Amadeu, autores do livro, autografam a obra no dia do seu lançamento.


Tags deste artigo: fisl conhecimento software livre instituto paulo freire colivre sérgio amadeu

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.