Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Oportunidades
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminário trabalhará a construção de Indicadores da Comunicação no Brasil

18 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 783 vezes

UNESCO, NETCCON.UFRJ, INTERVOZES e LaPCom.UnB convida grupos estratégicos e interessados em geral para o próximo dia 28, 2a.feira, às 9h, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Praia Vermelha.

No próximo dia 28, 2a feira, das 9h às 14h, acontece no Salão Moniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro, o primeiro de uma série de quatro seminários sobre a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil, organizado pelo NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ, através de seu Curso JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, em parceria com a UNESCO, com o INTERVOZES-Coletivo Brasil de Comunicação Social e o LaPCom-Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília, e com o apoio da ANDI.

Este iniciativa é parte da parceria firmada este ano entre as quatro organizações para a disseminação do debate no Brasil sobre a questão e a criação de um cenário propício à elaboração de uma proposta concreta de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil.

As inscrições podem ser feitas em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1 e maiores esclarecimentos podem ser obtidos em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores e pelo e-mail indicadorescomunicacao@gmail.com

O seminário terá dois momentos: o primeiro apresentará este tema decisivo através de mesa-redonda com Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Bia Barbosa, do Conselho Diretor do INTERVOZES, João Brant, da Coordenação Executiva do INTERVOZES, Prof. Fernando O. Paulino, representante do LaPCom/UnB, e Prof. Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON e do JPPS; e o segundo momento será o trabalho coletivo e colaborativo com os grupos estratégicos e o público em geral presentes para a avaliação do andamento das propostas e o recolhimento de sugestões concretas de Indicadores para o Brasil.

Esta iniciativa pioneira no Brasil, fundamental diante da ausência de referências objetivas para mensurar o grau de desenvolvimento da mídia e de efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, tem como base o documento do IPDC-Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação.UNESCO ( http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/a-proposta-da-unesco ) que trata de Indicadores de Desenvolvimento da Mídia (publicado em março de 2008), e uma pesquisa sobre Indicadores do Direito à Comunicação desenvolvida nos últimos anos pelo Intervozes, com o apoio da Fundação Ford.



O Programa IPDC da UNESCO ( http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=13270&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html  ) busca promover, em âmbito mundial, o desenvolvimento e aplicações-piloto de indicadores. O objetivo das quatro instituições parceiras é viabilizar, no futuro, a aplicação destes indicadores no Brasil.

Com e a partir dos seminários, a ideia é mapear possíveis outras instituições parceiras e avançar na construção de uma proposta de um conjunto de indicadores, elaborada em diálogo com as diversas organizações e instituições ligadas à comunicação, incluindo o Poder Público, empresas e a sociedade civil organizada.

Além do Rio de Janeiro, outras duas capitais realizarão seminários semelhantes ainda neste semestre: São Paulo, na USP, e Brasília, na UnB. Também está prevista a realização de um seminário de caráter nacional, com o objetivo de validar uma proposta de indicadores em questão.

Serviço
Seminário A Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil-Seminário de Trabalho
Dia 28 de setembro, das 9h às 14h
Local: Salão Moniz de Aragão, do FCC-Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro
O evento é gratuito.

Inscrições em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1
Mais informações em http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores ou pelo e-mail indicadorescomunicacao@gmail.com e (21) 9205-1696


Tags deste artigo: intervozes comunicação indicadores

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.