Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Encontro da Rede dos Pontos de Cultura

29 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 649 vezes

No último dia do 10o. Fórum Internacional do Software Livre, que aconteceu entre 23 e 27 de junho, em Porto Alegre (RS), Pontos e Pontões de Cultura de diversas cidades brasileiras estiveram presentes no Encontro da Rede dos Pontos de Cultura. Com o objetivo de organizar uma desconferência, a princípio, a reunião não tinha uma pauta de debate específica. Os próprios participantes foram responsáveis por sugerir os tema de discussão. Entre eles, participaram os Pontos Quilombo do Sopapo, Soylocoporti, Minuano e Ventre Livre e os Pontões Instituto Paulo Freire, Ganesha e Nós Digitais.

A conversa, que se deu em tom informal, lembrou a importância de fazer com que as ações dos Pontos de Cultura contribuam para a formulação de políticas públicas.

Atualmente, grande parte dos Pontos de Cultura conta com a parceria com o Ministério da Cultura para financiamentos por meio de convênios, que passam por seleção por meio de editais. Com a preocupação de darem continuidade às suas ações e aos seus projetos para além desses contratos, eles buscam meios que garantam a sua sustentabilidade e autonomia para os próximos anos.

Diante disso, a Conferência Nacional de Comunicação (dezembro de 2009) e a Conferência Nacional de Cultura (março de 2010) são fundamentais para consolidar um planejamento por parte do governo e da sociedade civil no setor cultural. 

As redes sociais, como a Rede social dos Pontos de Cultura, foram indicadas pelos próprios Pontos como estratégias para que fortalecer a comunicação e articulação entre eles. A parte tecnológica foi mencionada como importante, mas os representantes dos Pontos enfatizaram a necessidade de se manter sempre a interação presencial e utilizar o espaço virtual como instrumento para o contato humano.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.