Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Cerimônia de abertura do FISL

25 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1120 vezes

Na última quarta-feira (23), aconteceu a cerimônia oficial de abertura oficial do Fórum Internacional do Software Livre, na qual estiveram presentes Marcelo Branco, coordenador geral da Associação Software Livre (ASL) e Richard Stallman, co-fundador do Free Software Foundation, além de autoridades governamentais.

Branco relembrou as primeiras iniciativas que acabaram dando origem ao FISL, como o encontro dos hackers, que aconteceu há 10 anos, inserido no contexto da primeira edição do Fórum Social Mundial,  nas discussões  do orçamento participativo e  nas ações  dos movimentos sociais, em Porto Alegre.

Para o coordenador da ASL, a décima edição do FISL traz debates atuais como os  ideais da cultura livre, que incluem os princípios do compartilhamento das inovações, e se apresenta como uma das possibilidades para a superação da crise mundial. Por este motivo, questões relacionadas às iniciativas de controle do uso da Internet e à legislação dos direitos autoriais, como o AI-5 Digital, são pautas do evento também.  "Legislar sobre a Internet é legislar sobre a democracia, porque hoje grande parte das relações se dão por meio dela", afirma Branco.

Diante disso, Stallman enfatiza a necessidade da luta pela liberdade dos usuários dos computadores. "É preciso educar as pessoas sobre as suas liberdades, porque quem não a conhece, acaba abandonando-a facilmente", diz.


Tags deste artigo: marcelo branco richard stallman fisl democracia legislação

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.