Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Bom uso da rede social Ponto por Ponto

20 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1671 vezes

Seja bem-vindo(a) à rede social Ponto por Ponto!

A equipe da Ponto por Ponto fica feliz em poder contar com a sua participação para a construção de novos saberes e troca de experiências.

Para que todos nós possamos aproveitar ao máximo este espaço livre para debates e novas ideias, propomos algumas orientações:

NETIQUETA (Etiqueta na Net)
A cada dia, novos integrantes entram nesta rede social, por isso é inevitável que, muitas vezes, nós nos comuniquemos com participantes que ainda não conhecemos pessoalmente. Portanto, é interessante nos lembrarmos de algumas recomendações de simples atitudes que contribuem para o bom convívio e para a comunicação fluida nesta rede social.

• Não insulte ou ofenda os participantes. Desde que não sejam ofensivas, críticas pessoais devem ser dirigidas em resposta particular por e-mail ou no perfil da pessoa. O participante que receber tal crítica tem plena autonomia para eliminar essa postagem.

• Mensagens escritas não demonstram a expressão facial e outras nuances que indicam a intenção do remetente. O cuidado com a linguagem e com o tom pode evitar mau-entendidos. Uma simples brincadeira pode ser entendida como uma provocação. Você pode deixar a sua mensagem mais leve, utilizando emoticons :-) ;-) :-P :-( , no entanto, o uso deles não invalida o conteúdo da mensagem enviada.

• Evite a publicação de correntes, piadas, pedidos de ajuda, alertas de vírus e outras mensagens que pareçam com spams. Assim, não perdemos tanto tempo tentando encontrar o conteúdo que realmente nos interessa.

• Não inicie ou dê continuidade às brigas entre os participantes da rede. Lembre-se que a colaboração e o compartilhamento, sempre fraternos, são alguns dos pilares dessa rede.

OPERACIONAL
Existem duas formas de publicação de conteúdos nesta rede social:

1. Quando você se cadastra na rede social Ponto por Ponto, ganha um perfil pessoal. Nele, você tem disponível um blog e uma galeria de imagens para publicar o conteúdo que desejar. Se quiser manter o arquivo do conteúdo postado por você, sugerimos que faça a publicação neste espaço e depois uso o botão “divulgar” que aparece no canto direito da sua postagem para que ele seja publicado também na comunidade da Ponto por Ponto e apareça na home da rede social. A publicação será visível a qualquer integrante da rede.

2. Quando você entra na home da rede social, pode publicar o conteúdo que desejar (textos, fotos, arquivos audiovisuais) nos espaços coletivos dessa rede: blog coletivo, e na galeria de imagens da rede social . Sendo integrante da comunidade Ponto por Ponto, você tem total autonomia para publicar conteúdos aqui. É um jeito mais simples, no entanto, você não terá armazenado no seu perfil os seus arquivos que serão encontrados apenas na comunidade.

• Sempre identifique o autor do conteúdo postado, caso não seja de sua autoria. Se a mensagem original for sua, assine-a. Tenha em vista que a sua postagem é visível a qualquer integrante da rede social, por isso quando sabemos quem é o autor real de uma mensagem, é possível fazermos comentários, críticas construtivas e elogios.

• Não seja um mero "encaminhador" de idéias de terceiros. Comente os artigos que está enviando para o grupo, dizendo, por exemplo, por que ele é interessante para você.

• Sinta-se livre para criar comunidades todas as vezes que considerar quiser discutir um assunto específico e reunir conteúdo a seu respeito num espaço destinado para ele.

• Se você precisar de ajuda, tiver alguma dúvida ou problema, envie uma mensagem para pontoporponto@paulofreire.org .


Participe!!!


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.