Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

Invalid feed format.

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
 Voltar a Memória do R...
Tela cheia

SANTA LUZ FM: uma rádio premiada - Ouça ao vivo

22 de Setembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1279 vezes

Clique no player para ouvir a rádio ao vivo pelo Estúdio Livre.

 

SANTA LUZ FM: uma rádio premiada

por Paulo Marcos*

A Santa Luz FM opera 24 horas modulando em 104.9 Mhz e é uma emissora referência na radiodifusão comunitária no Brasil. A rádio tem uma associação comunitária que é gerenciada pela própria comunidade através de seus representantes, que são jovens comunicadores, dirigentes de entidades sociais de bairros e de classes e estudantes. As decisões da rádio são tomadas através de reuniões com os membros da diretoria, locutores e entidades que compõem o Conselho Comunitário e que garantem uma atuação apartidária da emissora.

Santaluz_vanio

– O negativo que me marcou – relata Edisvânio Nascimento –, foi ter participado de uma capacitação do UNICEF durante três dias, em Salvador, e quando cheguei aqui, em Santa Luz, a Polícia Federal já estava me esperando na porta do ônibus pra me pegar. Então, essa pra mim desabou... – na fala uma pausa, emoção e choro.

– Você ter trabalhado numa perspectiva de construção cidadã – tentando refazer a voz, ele continua –, buscar aprendizado para incentivar a sociedade do que nossas crianças precisam e você chegar e ser tratado como bandido
foi isso que eu senti. Ser obrigado a sentar num carro de polícia com armas aos seus pés é muita humilhação.

A Santa Luz FM, ao longo de dez anos, quando a Polícia Federal deixava, apresentou um conjunto de reportagens que contribuíram para a discussão de políticas públicas dirigidas à população infanto-juvenil na Região Sisaleira e, assim, se tornou referência no assunto. A prática da rádio demonstra, através das escutas que realizei que atua com responsabilidade social enquanto formadora de opinião e contribui para a construção de novos valores, buscando uma mudança de comportamento em seu público no que diz respeito aos direitos e deveres da população; e estimula a participação de adolescentes e jovens em sua programação.

Desde dezembro de 2008, a Santa Luz FM está no ar com outorga – depois de dez anos de luta – e sem interrupções. Agora também disponível na Internet através de seu blogue: santaluzfm.blogspot.com.

O maior problema enfrentado pelas rádios Valente FM e Santa Luz FM foi a burocracia para a liberação da outorga, que levou a estas e ainda leva outras emissoras a funcionarem sem concessão. Sobre essa questão de rádio funcionar sem autorização são diversas as opiniões:

– A Região do Sisal tem que criar um sindicato – defende José Ferraz –, para combater rádio pirata que dá prejuízo as rádios comerciais e também para combater os radialistas clandestinos, todo mundo hoje é locutor.


– Elas estão ocupando um espaço – sinalizou Nilton Feliz –, que as comerciais estão deixando por questões políticas. A Sisal comandou a região por uma década e meia e agora as comunitárias por terem baixo custo e serem mais
abertas para a comunidade conseguiram atrair ouvintes e anunciantes ... a rádio aqui [Sisal] tem que investir em qualidade para superar isso.

As rádios criadas pelos movimentos comunitários em vários municípios apesar de muitas vezes passarem pelos mesmos problemas das emissoras comerciais no tocante a controle político ou mesmo não desempenharem o papel social do rádio, tiveram e têm o papel de aproximar as pessoas do veículo e ao mesmo tempo oferecer o acesso ao direito humano de se comunicarem via a mídia. É também um espaço onde surgem novos comunicadores, que depois de alguma experiência migram para outras emissoras.

 

* O texto faz parte do Livro-reportagem "Os Radiojornalistas: O pensamento e o perfil dos produtores de notícias da Região Sisaleira" [Paulo Marcos 2009], trabalho de conclusão do Curso de Ráido e TV.


Tags deste artigo: rádio ao vivo streaming comunitária

44 comentários

Enviar um comentário
  • 3a771de3a237d55ab95ec12fef8a6fa5?only path=false&size=50&d=404Henrique Ferreira de Souza(usuário não autenticado)
    8 de Outubro de 2010, 17:02

    Lembranças

    Aqui mando um forte abraço para lulu e sua família na rua Rozendo Lopes 511, também para Jânio da ofina carmonte, e diga para ele que o carro nunca mais deu problema. Moro em Suzano-SP e ouço a Rádio via-internet.


  • 3a771de3a237d55ab95ec12fef8a6fa5?only path=false&size=50&d=404Henrique Ferreira de Souza(usuário não autenticado)
    8 de Outubro de 2010, 17:07

    Lembranças

    Aqui mando um forte abraço para lulu e sua família na rua Rozendo Lopes 511, também para Jânio da ofina carmonte, e diga para ele que o carro nunca mais deu problema. Moro em Suzano-SP e ouço a Rádio via-internet.


  • 23fb48dd8bcddd55fae81ccecc738b81?only path=false&size=50&d=404adailton(usuário não autenticado)
    9 de Maio de 2011, 15:39

    boa tarde

    ola boa tarde estou en quijingue mas etou ouvindo essa radio


  • 10dcf3c756a2355d2c18baeb8c455001?only path=false&size=50&d=404line(usuário não autenticado)
    4 de Dezembro de 2011, 14:18

    esport

    pela internet.... meu Deus...não consigo escutar a rádio, porque?????????????????me decepcionei.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.