Com a câmera ligada registrou tudo, inclusive as ameaças que sofreu por policiais
"Aproximadamente 11h da manhã, desta terça-feira (13), eu fazia uma reportagem na Feira Livre de Gavião, 260 km de Salvador, quando percebi uma concentração de pessoas e três carros de polícia. Fui informado que se tratava de mais uma blitz da Polícia Militar para apreender motos em situação irregular.
Resolvi então realizar uma matéria sobre o assunto e comecei a filmar. O Soldado Robério percebeu o fato veio em minha direção, pegou no meu braço e me conduziu para a viatura. Falei a ele que se tratava de imprensa. Neste momento a câmera estava desligada. Imediatamente liguei o equipamento e continuei a filmar dentro do veículo.
O carro é uma range plotada com a MARCA TERRA DE TODOS NÓS do Governo do Estado. Em Gavião não tem viatura. Depois de começar a desfilar ao redor do Centro de Abastecimento por pelo menos 100 metros, pararam o carro.
No momento mais de 200 pessoas acompanhavam a operação. Várias motos já tinham sido apreendidas. Exatamente 3 minutos depois o policial Geovânio me retirou de dentro do carro e pediu desculpas.
Alguns minutos depois a TVE me ligou pedindo para avisar aos moradores do Peixe que a reportagem que eu tinha produzido iria ao ar ao meio dia. (assista aqui)
Como muitas pessoas sabem sou radialista desde 1997. Atuo na Região Sisaleira e já passei por diversas rádios prestando serviços e contribuindo para melhorar o jornalismo comunitário.
Sou formado em Rádio e TV pela UNEB e atualmente trabalho em Gavião como Assessor Geral de Comunicação da Prefeitura local. Sou coordenador e repórter do Núcleo Pensar Filmes, que tem sede em Pintadas e produz reportagens para a TVE-BA nos municípios da Bacia do Jacuípe.
Alguns amigos da imprensa como Marcus Aurélio da Globo, José Ferraz da Jacuípe, Nilton Feliz da Sisal e Valdemi de Assis da Calila Notícias já se manifestaram e eu agradeço o apoio de cada um.
Um detalhe importante a viatura (foto - o policial que me levou pra o carro é esse que dirige) que aparece no final da gravação é de Barreiros, localidade onde nasci e tenho meus familiares ainda morando. A Associação da Rádio Comunitária Bareiros FM foi a organização local que lutou para levar o pelotão e aviatura pra lá. E eu fui um dos fundadores da associação.
É lamentável, mas aconteceu comigo. Policiais desqualificados, sem formação e muita arrogancia continua a intimidar pessoas de bem.
Perguntas que ficam no ar:
Seria porque sou negro de cabelos black power?
Seria para esconder o que estavam fazendo?
Porquê não pediram identificação?
Porquê me levar para a delegacia? Seria pra dar porrada e apagar a gravação?
O que quis dizer o PM quando falou "me dei a câmera por bem"?
Porquê a operação não prende os ladrões de motos?
Paulo Marcos
Assista o vídeo e comente.
4646 comentários
Enviar um comentárioAutoritarismo exacerbado
Cival Anjos - radialista de Serrinha
Vamos divulgar isso
Quer bater um papo comigo no rádio revista de hoje?
Abraço meu guerreiro...
Edisvânio Nascimento Santa Luz FM
Arbitrariedade
Marcus Aurélio - Rádio Globo AM - SP
Arrogância e Prepotência
Abraço companheiro!!
Ironicamente PM
realidade
FALTA DE RESPEITO HUMANO.
PERGUNTO SERÁ QUE AS AUTORIDADES COMPETENTE NÃO ENXENGAM ESTE ABSURDO.
Esta policial deviriam tomar atitudes para combater a criminalidade e o trafico de drogas, que cresce assustadoramente não coebir uma filmagem ou reportagem que só tem a divulgar e educar os seres humanos.
" ACORDA AUTORIDADES COMPETENTE DE TODA REGIão SISALEIRA ".
Um forte abraço sei que estas...sevem de estimulo e força para voçê atuar em sua profissão.
Pérola.
muitas são as expressões das questões sociais brasileiras em nossa região, e de uma forma ou de outra, elas estão em nosso cotidiano. Seu registro traz algumas, como: a precariedade do mundo do trabalho e a falta de educação com qualidade, além de elementos como abuso de autoridade, fiscalização (ou perseguição) de quem "pode menos" ou "menos tem" (dinheiro, informação, autonomia, etc), desvio de finalidade dos bens públicos, e o desconhecimento dos direitos (manifestado pelas próprias figuras da Lei), afinal você foi detido e "liberado" por isso, o primeiro não conhecia o seu direito, e o segundo conhecia você. Apesar do quanto nos fere a integridade situações assim, como diz Rubem Alves: O ato criador surge sempre de uma dor, ostra feliz não faz pérola. Parabéns pela sua coragem! Tenho muito orgulho de você, e do seu trabalho. Se cuida...
Abuso de poder...
Grande abraço!
Solidariedade ao profissional da comunicação libertadora: Paulo Marcos
Solidarizo-me com vc pelo acontecido por diversos motivos: por conhecer sua capacidade e sua ética profissional; por conhecer o fruto de seu trabalho como instrumento de fortalecimento da democracia, da cidadania e da solidariedade; pela sua origem de familia de classe trabalhadora; pelos movimentos que vc trilhou (ABRACO, MOC, FATRES, Agência Mandacaru, radios comunitárias, movimento de juventude, inclusive o da juventude credicard,....); mas me solidarizo pelo fato de sua postura politca diante de profissionais que deveriam estar fazendo a nossa segurança; zelando pela imagem do nosso Governo Jaques Wagner; e assim por diante. Sugiro que encaminhe material para a ouvidoria do Estado e da Policia Militar da Bahia. O tempo da impunidade ja passou. Queremos de fato uma Bahai de Todos Nós e vamos continuar nessa construção.
Passarei seu material para gestores de nosso governo Wagner.
Abraços Solidários,
Jerônimo Rodrigues - Professor UEFS
IMCOMPETENCIA
um forte abraço da Barreiros fm e de seu irmãozinho Diego Sandes
lamentável
É bom usar sempre uma identificação quando tiver fazendo algum trabalho. É a profissão entrando amigo. Mário Silva - Jornal O Sertão - Coité