Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

>

Wallpaper

_

_

 Voltar a Extra
Tela cheia

O que ganho ao compartilhar?

29 de Dezembro de 2013, 23:10 , por Vagner Lima - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 93 vezes

 Esta pergunta se encaixa na terceira liberdade do Manifesto do Projeto GNU do Richard Stallman: A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira se beneficie da melhoria".

Pode-se afirmar que ao criar ou modificar um código de um software de código aberto e compartilhar para a comunidade se ganha satisfação pessoal. Mas, e aí? Isso realmente basta? Qual a real motivação para compartilhar gratuitamente um código de própria autoria e por que as quatro liberdades criadas por Richard conquistaram e conquistam tantos adeptos?

O conhecimento adquirido com o desenvolvimento de software e a visibilidade são pontos bastante impactantes no compartilhamento do código de forma gratuita. A oportunidade de se envolver com grandes projetos de Software Livre mantém o interesse do desenvolvedor em compartilhar seu conhecimento. Para que isso funcione o desenvolvedor tem que se manter sempre motivado, acreditar no projeto e vê-lo crescer. Isso nem sempre acontece e por este motivo tantos projetos “morrem” no meio do caminho.

Significado da palavra “compartilhar”: participar de alguma coisa, partilhar algo com alguém. No Manifesto está escrito que programadores podem se tratar como amigos, compartilhando aquilo que sabem e o que acabaram de descobrir. Não se faz necessário assinar termos de sigilos e tirar dúvidas com um grupo restrito de pessoas.

Há outras formas de compartilhar num projeto de Software Livre além de código. Num projeto grande tem equipes de gerenciamento, análise, teste, etc. Basta ter interesse e envolvimento para compartilhar conhecimento em um projeto de Software Livre.

Isso parece filosófico demais, um “mundo perfeito”. Mas se pararmos para pensar, é assim mesmo que o Software Livre é feito. Pessoas contribuem e não recebem financeiramente por isso. E tem inúmeras pessoas que fazem isso! Mesmo no meio do capitalismo que vivemos hoje, as liberdades criadas por Stallman há anos estão a vivas.

Compartilhar conhecimento faz bem, se fosse o contrário não teríamos a quantidade de Softwares Livres com código aberto que temos hoje. Talvez teríamos, mas a qualidade e usabilidade seriam consideravelmente mais baixas.

Se quiser baixa a revista e ver outras matérias clique aqui: http://goo.gl/OSXA8w


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.