Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

LibreOffice entre as 10 melhores aplicações livres de 2011

29 de Dezembro de 2011, 0:00, por Desconhecido

A lista dos dez melhores aplicativos Open-source desenvolvidos durante o ano de 2011, preparada por Edwald Moltzen para o portal CRN, inclui o LibreOffice entre os escolhidos. O pacote de aplicativos desenvolvido pela The Document Foundation foi listado ao lado de Android Honeycomb, Ubuntu 11.10, Firefox para Android, Linux Mint 12, MySQL 5.6, Asterisk 10, OpenStack, Ubuntu 11.04 e Fedora 16. 

Edwald justificou a escolha do LibreOffice pela rapidez com que as novas funcionalidades foram incorporadas aos aplicativos. Além de uma melhoria significativa nos aplicativos Impress e Calc, o LibreOffice também se destaca pela compatibilidade com diversos formatos (ODF, .doc, RTF, HTML, XML, .ppt, and .xls). Na análise de Moltzen, uma das razões para o crescimento do LibreOffice é a sua definição como pacote de aplicativos padrão no Ubuntu, o que permitirá o alcance de uma grande base de usuários em um curto espaço de tempo. 


LibreOffice recebe prêmio dos leitores do Linux Journal

14 de Dezembro de 2011, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O LibreOffice foi reconhecido como o melhor pacote de escritórios e como o melhor novo projeto de código aberto pelos leitores do Linux Journal.
Ao descrever o prêmio de melhor pacote de escritórios, a matéria destacou o nascimento do projeto como um fork do OpenOffice.org. O resultado positivo para os usuários foi o aumento do número de desenvolvedores e o rápido lançamento de atualizações e novas funcionalidades. 
Segundo a avaliação do Linux Journal, o prêmio de melhor projeto de código aberto (destinado aos projetos lançados em 2010 ou 2011) também foi dado pelos mesmos motivos.
A forte lembrança do LibreOffice deriva, também, do espaço deixado pelo OpenOffice.org. Agora como Apache OpenOffice, o projeto passou a maior parte de 2011 organizando sua nova estrutura. Para 2012, ambos os projetos competirão pela preferência dos usuários do formato OpenDocument. 
Fontes:



Visioo-Writer, um visualizador de ODF

14 de Dezembro de 2011, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Em muitos casos, o usuário do padrão OpenDocument necessita apenas a leitura de documentos nesse formato, sem editá-los. Uma das alternativas para essa tarefa é a instalação do Visioo-Writer, um visualizador de documentos ODF multiplataforma, desenvolvido em Python e GTK. 


Com o Visioo-Writer, o usuário pode abrir documentos criados no OpenOffice.org ou no LibreOffice sem a necessidade de ter qualquer um destes programas instalado. Além de exibir o arquivo, o Visioo-Writer apresenta as propriedades e estatísticas do arquivo na guia Meta-info como, por exemplo, o nome do autor, a data de criação e números de parágrafos, palavras e caracteres.
O Visioo-Writer está na versão 0.6.1, portanto, considere que ainda existem algumas melhorias a serem feitas na interpretação de figuras, tabelas e hyperlinks. Ao instalar a versão para Windows, fique atento: o primeiro passo é rodar o aplicativo config, cujo atalho se encontra no mesmo grupo de programas do Visioo-Writer.
Para fazer o download do Visioo-Writer, visite: http://visioo-writer.tuxfamily.org


The Document Foundation anuncia um novo apoiador

9 de Dezembro de 2011, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A 'The Document Foundation' anuncia um novo apoiador para o projeto LibreOffice: a Monty Program AB, empresa dos desenvolvedores do MySQL e do MariaDB. "Estamos muito animados com o projeto LibreOffice", diz Monty, seu fundador. "Para fazer a nossa parte no projeto estamos empenhados em integrar e prover um excelente suporte para o MariaDB no LibreOffice. Isto inclui, entre outras coisas, novos drivers LGPL C para a conexão entre o MariaDB e o LibreOffice, além da correção de bugs que afetem as duas aplicações.

Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2011/12/08/new-supporter

Site Brasileiro:
http://pt-br.libreoffice.org
 
Sites Internacionais
http://documentfoundation.org
http://libreoffice.org

Tradução: Eliane Domingos



Lançado o LibreOffice Portable 3.4.4

22 de Novembro de 2011, 0:00, por Desconhecido

Foi lançada na última sexta-feira a versão Portable do LibreOffice 3.4.4. O aplicativo pode ser instalado em dispositivos de armazenamento móveis e integra-se à coleção disponível no portal PortableApps.com.

O LibreOffice 3.4.4 apresenta, essencialmente, correções de código da série de versões 3.4. O pacote de aplicativos está disponível em português do Brasil, além de mais 13 idiomas. Para usuários que desejarem utilizar o aplicativo de banco de dados Base e os assistentes de criação de documentos do Writer, a alternativa é instalar, também, o jPortable, uma máquina virtual java portátil.

Página web: http://portableapps.com/apps/office/libreoffice_portable



Tags deste artigo: formato opendocument odf libreoffice openoffice.org broffice padrões abertos