Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Página inicial da Comunidade Open Source

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37660 vezes

A definição do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:

1. Distribuição livre

  • A licença não deve restringir de nenhuma maneira a venda ou distribuição do programa gratuitamente, como componente de outro programa ou não.

2. Código fonte

  • O programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada. Se o programa não for distribuído com seu código fonte, deve haver algum meio de se obter o mesmo seja via rede ou com custo apenas de reprodução. O código deve ser legível e inteligível para qualquer programador.

3. Trabalhos Derivados

  • A licença deve permitir modificações e trabalhos derivados, e deve permitir que eles sejam distribuídos sobre os mesmos termos da licença original.

4. Integridade do autor do código fonte

  • A licença pode restringir o código fonte de ser distribuído em uma forma modificada apenas se a licença permitir a distribuição de arquivos patch(de atualização) com o código fonte para o propósito de modificar o programa no momento de sua construção. A licença deve explicitamente permitir a distribuição do programa construído a partir do código fonte modificado. Contudo, a licença pode ainda requerer que programas derivados tenham um nome ou número de versão diferentes do programa original.

5. Não discriminação contra pessoas ou grupos

  • A licença não pode ser discriminatória contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas.

6. Não discriminação contra áreas de atuação

  • A licença não deve restringir qualquer pessoa de usar o programa em um ramo específico de atuação. Por exemplo, ela não deve proibir que o programa seja usado em um empresa, ou de ser usado para pesquisa genética.

7. Distribuição da Licença

  • Os direitos associados ao programa devem ser aplicáveis para todos aqueles cujo o programa é redistribuído, sem a necessidade da execução de uma licença adicional para estas partes.

8. Licença não específica à um produto

  • Os direitos associados ao programa não devem depender que o programa seja parte de uma distribuição específica de programas. Se o programa é extraído desta distribuição e usado ou distribuído dentro dos termos da licença do programa, todas as partes para quem o programa é redistribuído devem ter os mesmos direitos que aqueles que são garantidos em conjunção com a distribuição de programas original.

9. Licença não restrinja outros programas

  • A licença não pode colocar restrições em outros programas que são distribuídos juntos com o programa licenciado. Isto é, a licença não pode especificar que todos os programas distribuídos na mesma mídia de armazenamento sejam programas de código aberto.

10. Licença neutra em relação a tecnologia

  • Nenhuma cláusula da licença pode estabelecer uma tecnologia individual, estilo ou interface a ser aplicada no programa.

Tags deste artigo: floss codigo aberto opensource open source osi licença

33 comentários

Enviar um comentário
  • Fba79834d19c4e035ddf19d10b92832c?only path=false&size=50&d=404Fernando Porto(usuário não autenticado)
    2 de Julho de 2010, 11:42

    www.intelligenceprogram.com

    Gostaria de forma uma parceria para desenvolver o projeto Intelligence Program em formato de programa para computadores.
    Att,Fernando Porto.
    www.​inte​llig​ence​prog​ram.​com


  • A259a53aba5a8e0fc902ec45c95f9596?only path=false&size=50&d=404Anderson Porto(usuário não autenticado)
    29 de Setembro de 2010, 15:59

    Abrir código fonte para conversão para PHP

    Prezados,

    Desenvolvo um projeto em ASP, PHP, MySQL e SQL Server, Flash e sei lá mais quantas tecnologias, há oito anos.

    A partir de novembro agora resolvi que irei permitir o cadastro gratuito em meu portal e gostaria de aproveitar a oportunidade para abrir também o código fonte, para que a comunidade possa ajudar a desenvolvê-lo. Para isso, gostaria de primeiro convertê-lo para usar somente PHP + MySQL.

    Como fazer isto? Quem eu posso contactar para me ajudar nessa empreitada?

    Aguardo comentários e ajuda!

    Abraços!

    Anderson Porto
    www.​tudo​sobr​epla​ntas​.com​.br


  • 02052009120 minorNanda
    19 de Setembro de 2011, 15:18

    Inscrições Abertas para o V Encontro Nordestino de Software Livre

    As inscrições para o V Encontro Nordestino & I Encontro Alagoano de Software Livre já estão abertas. O valor da inscrição é de R$60,00, fazendo a inscrição no V ENSL você também estará participando do III COALTi, os eventos acontecem nos dias 28, 29 e 30 de outubro no centro de convenções da FITS
    Não perca tempo e faça já sua inscrição, qualquer dúvida entre em contato conosco inscricao@ensl.org.br

    ensl​.org​.br


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.