Ir para o conteúdo
ou

12ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social

Patrocínio

Mídias Sociais

      

OID

Brasil

 Voltar a Últimas novi...
Tela cheia Sugerir um artigo

Confira algumas atividades práticas confirmadas na 12ª OID

14 de Novembro de 2013, 18:00 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 870 vezes

 

Você já imaginou construir um estúdio de Web TV que cabe dentro de uma mochila? E que tal aprender a criar uma rádio livre na web? A democratização da produção de conteúdo é um dos  temas que serão tratados na 12ª OID.

As atividades práticas propõem debates e qualificações sobre temas como cinema digital, reciclagem de lixo eletrônico, domínio de softwares livres e também propostas desafiadoras como a inserção da robótica na educação. "Queremos falar da robótica não como uma matéria isolada, mas como uma prática pedagógica para que o professor consiga desenvolver novas habilidades nos alunos e mesmo resolver alguns problemas, como dificuldade de leitura", explica o monitor de informática da ONG Movimento Pró-Criança de Recife, Michel Souza, que irá ministrar a oficina de "Experimentação em Robótica Livre", na quinta-feira (12), a partir das 14 horas.

A programação das oficinas é voltada tanto ao público iniciante, quanto aos que já possuem alguma experiência em informática. No primeiro dia (11), as atividades começam às 14h e vão até às 18h. Uma das primeiras a serem realizadas é a oficina “WEBTV.GZIP - Construindo um estúdio de TV que cabe na mochila”, com Eduardo Novaes, que vai mostrar como utilizar as novas tecnologias de transmissão móveis. Já em “Medição de consumo de energia elétrica residencial usando o Arduíno”, os participantes aprenderão como como controlar os gastos de luz usando hardware livre.

Na quinta-feira (12) serão 11 oficinas com diversas temáticas, entre elas a de Cinema Digital abordando Questões Raciais, com Velluma Azevedo. A última do dia mostrará "Como criar redes livres para operacionalizar provedores comunitários" comandada por Marcelo Saldanha, Rodrigo Troian e Rodolfo Avelino.

Na sexta-feira (13), o público poderá aprender como se constrói uma rádio para a internet com a oficina de Fabiana Renata, Juliano Machado e Felipe Santos, que começa às 10h, além de atividades sobre reciclagem de lixo eletrônico e diagramação eletrônica.

As inscrições para a Oficina estão abertas, são gratuitas e dão acesso a todo o evento que compreende, além de atividades práticas, debates e palestras sobre Inclusão Digital.

Aos poucos vamos divulgando neste espaço a programação completa da oficina, que está sendo finalizada nos próximos dias. Acompanhe!


Tags deste artigo: webtv oficinas atividades práticas multimídia robótica livre redes livres programação

Nenhum artigo selecionado ainda.