Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Bug Report

Projeto Noosfero

Noosfero

Chat sobre Noosfero no
cannal IRC #noosfero-br
na freenode.net

Se preferir existe uma
interface web
para entrar no Chat.

 Voltar a Blog do proj...
Tela cheia Sugerir um artigo

Lançado Noosfero 0.26.0!

28 de Outubro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1230 vezes

Mais uma versão do Noosfero foi lançada! Confira abaixo o resumo das novidades desta versão:

Melhorias nas configurações padrão

O Noosfero é uma aplicação altamente configurável, e você pode configurar muitos aspectos de um ambiente Noosfero. Apesar de ser muito importante permithttpir utilizações muito diferentes, às vezes isso torna difícil a utilização em casos mais simples, já que tem tantas coisas para configurar.

Em um esforço para tornar mais fácil o início com o Noosfero, nós implementamos melhorias nas configurações padrão (AI:1680): nós alteramos o código para fornecer um melhor conjunto de opções padrão. Assim, as novas instalações Noosfero vão prover uma experiência muito melhor sem necessidade de configurações adicionais.

Fique em contato com seus amigos

Entrar em contato com seus amigos ficou muito mais fácil com esse novo lançamento. Agora há melhores listagens de perfis (AI:1588) que ajuda a encontrar pessoas e comunidades mais facilmente. Os perfis podem ser ordenados por data de criação com o mais recente primeiro, por nível de atividade com o mais ativo primeiro e por popularidade com o mais popular primeiro. Atividade e popularidade são medidos por quantidade de conteúdo criado e número de amigos (ou membros), respectivamente.

Uma vez que os encontrou, você agora pode adicionar como amigo ou se tornar membro de uma comunidade pelo balão de links rápidos (AI:1587, AI:1649, AI:1710). Clicando no canto superior esquerdo da imagem de uma pessoa, você pode rapidamente adicionar um novo amigo, navegar pela lista de amigos da pessoa ou visualizar o perfil dela. Clicando no canto superior esquerdo da imagem de uma comunidade você poderá entrar na comunidade, visualizar a lista de membros ou ver o perfil dela.

 

Balão de links de pessoa

Também ficou mais fácil entrar em contato com seus amigos. Os donos de comunidade e ambiente agora podem enviar e-mail para todos os seus membros (AI:1660, AI:1659). O administrador de uma comunidade pode enviar e-mails para todos os seus membros pelo painel de controle da comunidade. Isso também está disponível pelo painel de administração do ambiente, onde é possível enviar e-mail para todos os usuários registrados na rede.

O administrador do ambiente também pode exportar uma lista de todos os usuários nos formatos XML ou CSV (AI:1605) pelo painel de controle do ambiente.

Interagindo com seus amigos

Uma das idéias das redes sociais é poder acompanhar o que seus amigos pensam, falam e fazem. Esse lançamento introduz funcionalidades muito desejadas que ajudam no acompanhamento das atividades dos seus amigos e comunidades.

Você agora pode acompanhar o que seus amigos estão fazendo na rede: adicionando novos amigos, entrando em comunidades, publicando artigos ou posts no blog ou adicionando imagens em uma galeria de imagens. Você será notificado sobre atividades do perfil (AI:1303, AI:1714, AI:1703), tanto dos seus amigos quanto das comunidades que você é membro..

Atividades do perfil

O Noosfero também tem um mural de recados (AI:1657, AI:1719, AI:1704). Você pode deixar recados no mural de seus amigos e receber recados deles no seu mural. Comunidades também possuem um mural coletivo, onde os visitantes podem deixar recados para todos os membros da comunidade.

Mural de usuário

Por último, mas não menos importante, uma funcionalidade que torna a utilização do Noosfero uma experiência ainda mais "tempo real": implementamos um sistema de chat em tempo real (AI:1635, AI:1685, AI:1730, AI:1705, AI:1708). Além de ser possível conversar individualmente com cada um dos seus amigos, cada comunidade possui sua própria sala de chat, aberta para todos os seus membros.

O sistema de chat é baseado em XMPP, uma tecnologia aberta para comunicação em tempo real que também é utilizada em outras plataformas web, como a rede de mensagens instantâneas Jabber, Google Gtalk e pelo chat do Facebook. Executar uma instalação Noosfero com chat habilitado exige também a execução de um servidor XMPP (atualmente com suporte apenas para o ejabberd), e por isso essa funcionalidade não está ativa por padrão.

Publicando conteúdo

Todos os artigos ou posts de blog agora possuem um novo campo, chamado olho. O olho do artigo (AI:1664) é usado sempre que uma versão pequena do artigo é necessária: quando publicado na comunidade portal do ambiente e destacado, artigos com o campo olho preenchido terão o texto do olho mostrado na página inicial da rede ao invés do prmeiro parágrafo. O olho também é usado quando seu blog está configurado para listar a versão menor do artigo ao invés do post completo.

A edição de artigo também está mais confortável. Você agora pode usar o botão Salvar e continuar (AI:1394) para salvar suas mudanças e permanecer na tela de edição para continuar trabalhando no texto.

Salvar e continuar

Administrando produtos

Essa versão também traz uma interface completamente redesenhado para a adição de produtos nos empreendimentos (AI:1435). Agora, o primeiro passo para adicionar um produto é selecionar a categoria por uma interface mais amigável e simples. A próxima versão terá ainda mais novidades no gerenciamento e visualização de produtos.

Criando um produto

Além da nova interface para cadastro de produtos, a visualização e a edição também foram completamente redesenhados. Com a nova interface para edição de produtos e gerenciamento de insumos/matéria-prima (AI:1412), você agora pode editar as informações do produto e editar seus insumos em apenas uma página.

Visualização do produto

Privacidade

Essa é uma funcionalidade muito esperada: os usuários que não estão mais interessados em ter um perfil numa rede social Noosfero podem excluir seus perfis.  Claro que não queremos que os usuários saiam da rede, mas é uma opção legítima que os usuários podem fazer e agora o Noosfero suporta remoção de perfis de usuários (AI:1716).

Blocos e temas

Novos blocos estão disponíveis para serem adicionados nos blocos laterais do ambiente: o bloco de categorias (AI:1543) vai mostrar todas as categorias do ambiente e pode ser usado para navegar por elas. O bloco HTML puro (AI:1652) ajuda o administrador do ambiente a adicionar conteúdo de HTML arbitrário nos blocos laterias do ambiente e pode ser usada, por exemplo, para inserir widgets HTML de outros serviços ou banners em geral.

Nessa versão também começamos a incluir novos temas que podem ser escolhidos pelos usuários para substituir o tema padrão. O novo tema scarletred (AI:1529) é o primeiro tema extra e uma prova de conceito: ainda está em construção, mas uma versão beta já está disponível nesse lançamento. Assim que o tema scarletred estiver certo, nos criaremos vários temas com diferentes cores baseados nele.

Mudanças na infraestrutura

Essa versão envolveu um grande esforço na otimização de desempenho e podemos afirmar que o Noosfero agora é muito mais rápido que antes.

Um dos gargalos que foi removido é a geração de miniaturas das imagens. As miniaturas agora são geradas em background (AI:1661, AI:1702). Dessa forma os complexos algoritmos de processamento de imagens que criam miniaturas para cada imagem inseridas no Noosfero são feitas sem impedir que o servidor Noosfero atenda novas requisições de outros usuários.

Imagem representando uma miniatura não gerada

Também foi incluído suporte a cache de proxy HTTP reverso (AI:1608), em especial o Varnish. O Noosfero agora gera os cabeçalhos necessários para o Varnish manter um cache estático das páginas. As páginas com cache são utilizadas para atender os usuários não autenticados diretamente do cache por alguns minutos, sem passar pelo Noosfero. Dessa forma, o tempo de resposta em instalações Noosfero de muito tráfego aumenta dramaticamente.

Traduções

O Noosfero 0.26.0 vem com 3 traduções além do padrão Inglês. A tradução em Português é mantida 100% pelo time da Colivre. A tradução em Russo que está quase completa e em Alemão que está um pouco atrás, mas usável, são contribuições do time Crowdserving da Dresden University of Technology.

Outras traduções incompletas incluem Francês, Espanhol e Armeno. Uma tradução para o Japonês foi iniciada recentemente. Se você deseja contribuir com o Noosfero com traduções para algum idioma, por favor entre em contato com a lista de desenvolvimento do Noosfero.

Lista completa das alterações

http://noosfero.org/Development/NoosferoVersion00x26x00

Sobre o projeto Noosfero

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, RSS, discussão temática e agenda de eventos num mesmo sistema! O Noosfero utiliza a linguagem de programação Ruby com framework Rails e, portanto, suporta bancos de dados, PostgreSQL, MySQL, SQLite entre outros.

Mais informações sobre o projeto Noosfero podem ser encontradas no seu site oficial: noosfero.org. Informações sobre suporte comercial e serviços relacionados podem ser obtidas com a Colivre.


Tags deste artigo: noosfero colivre release

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.