Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Pela Gente que Faz Pela Arte: Richard Serraria

2 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1015 vezes

richard (10)

Richard Serraria é músico, compositor, poeta, professor universitário e agitador cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos, além disso é um dos principais manifestantes do Movimento Música Para Baixar, já comentado aqui. Como compositor ganhou vários prêmios por seu trabalho atrelado à Bataclã FC. Vem publicando regularmente artigos para o Jornal NH, no Caderno NH Escola, que circula no Vale do Sinos. É colunista da revista digital O dilúvio. Atualmente Richard Serraria está na ativa com seu primeiro trabalho individual, intitulado Vila Brasil, investindo numa sonoridade acústica com leves toques eletrônicos, sob direção de Marcelo Corsetti e Ângelo Primon. Junto de Ewerton Rodrigues e outros artistas, como o cantor Leoni. Richard Serraria é gente que faz Pela Arte com seu trabalho no movimento MPB. O Pela Arte… fez algumas perguntas a esse exemplo da música independente sobre o Movimento. Confira:

Quem foi o real idealizador do Movimento Música para Baixar?
Artistas insatisfeitos com a atual conjuntura excludente da indústria fonográfica que funciona na base do poder econômico bancando, dentre outras coisas, jabá na mídia.

richard (47)Você acha que assim como o movimento da música para baixar outros movimentos com vídeos e livros deverão surgir?
Já estão acontecendo, o movimento software livre é referência nisso há  bastante tempo e o Fórum Social Mundial dinamizou atitudes colaborativas que se afirmaram nos últimos 10 anos sobretudo.

O que você acha de artistas como Zélia Duncan que assinam o manifesto e depois voltam atrás dizendo que haviam entendido errado?
Ela deve ter sido pressionada pela gravadora visto que está lançando material novo. Ela é muito inteligente, nisso todos concordamos, para ler e não entender, como disse.

E quanto ao apoio de artistas como Leone?
Bom, os artistas já estabelecidos ajudam muito e dão ressonância às inquietações que estão sendo propostas.

Um dos objetivos do MPB é também o de debater o projeto do Senador Azeredo, como você acha que esse projeto pode prejudicar a nossa forma de utilizar a internet?
Ele quer restringir a liberdade na internet, a idéia é nefasta e repudiamos totalmente qualquer iniciativa nesse sentido visto que a internet é um espaço democrático e livre.

As pessoas que são contra o MPB devem achar que o movimento prejudica os artistas e a arte que fazem, afetando o direito autoral. O que você diz sobre isso?Banda Bataclã FC
Não afeta o direito autoral, não somos contra isso, apenas defendemos a liberdade de escolha para quem quiser liberar livremente canções na web. Uma das bandeiras do MPB é a geração de renda para os envolvidos na cadeia produtiva da música e o direito autoral (com uma revisão na atuação do ECAD) é parte importante para tanto.

O que você espera conseguir com o MPB, além do que está descrito no manifesto? Acham que o movimento pode conseguir legalizar o download?
Isso já é legalizado, remunerado e muitas vezes compartilhado livremente. Queremos abrir espaço para mais pessoas viverem dignamente junto à música, arte e cultura. Só isso!

Conheça os trabalhos de Serraria aqui.

Fontes de imagens e biografia:

www.iteia.org.br/tarrafa
www.myspace.com/richardserrariavilabrasil
www.bataclafc.com.br


Fonte: http://musicaparabaixar.org.br/?p=486

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.