Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Contatos

 

Fotos

Divulgação

 


 

 

 Voltar a Blog Mulhere...
Tela cheia Sugerir um artigo

TI por Elas: Cecília Fernandes

10 de Agosto de 2014, 21:03 , por Adriana Costa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 311 vezes

Olá a tod@s!

Hoje vamos conhecer a trajetória da  Cecília Fernandes, ela é Agile Coach, graduada em Ciência da Computação pelo IME/USP e atua como  instrutora e desenvolvedora na Caelum
 

Blog:  Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área.

Já tínhamos um computador em casa quando eu nasci e meu convívio com ele sempre foi bem natural. Somando isso a uma vontade de estar à frente dos colegas da escola nos trabalhos, quando todos faziam seus trabalhos à mão ou no word, eu fazia slides. Quando aprenderam a fazer slides, aprendi HTML e entregava meus trabalhos nesse formato. Depois disso, resolvi aprender Flash...

Lá pela 7a série resolvi que queria fazer faculdade na área e cheguei a fazer um site para uma doutora. Trabalho, trabalho mesmo, só no 3o ano da faculdade, quando entrei como estagiária na Caelum.

No mesmo ano, fui uma de três alunos selecionados para fazer uma internship de férias na IBM Research, no grupo de Advanced Operating Systems do TJ Watson Center, NY.

De volta a São Paulo, voltei também à Caelum. Passei por quase todos os papéis existentes aqui, onde trabalho até hoje: desenvolvedora, responsável pela infra, instrutora, criadora de treinamentos, scrum master, product owner, coach de XP, treinamento de estagiários e de novos instrutores, consultora e mentora de agilidade para clientes externos... e hoje eu gosto de falar que cuido da cultura da empresa e atuo como Agile Coach (além de um monte desses papéis, eventualmente).

Blog: Mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração.

Mais no começo da carreira, Dilma da Silva, minha chefe na IBM Research. Nunca deixei de admirá-la, mas nos últimos tantos anos, sou muito fã da fenomenal Linda Rising.

Blog: Você tem alguma indicação de um livro para iniciantes em TI?

Eu gosto muito dos livros da Casa do Código. Para quem está querendo aprender programação, vale a pena olhar o de Lógica de Programação. Para quem se anima mais em aprender a fazer páginas e estilizá-las, vale mais a pena ver a apostila aberta do curso da Caelum.

Blog: Você tem uma indicação de um site de TI (pode ser para iniciantes ou não).

O Blog da Caelum tem um bocado de conteúdo interessnte, o Fun Retrospectives e, para tirar dúvidas e ajudar a comunidade de desenvolvimento, tem o GUJ também.

Blog: Cite um evento que você indica na área de TI.

Agile Brazil, para quem se interessa por métodos ágeis, empreendedorismo e afins. Conexão Java para desenvolvedores iniciantes. QCon para desenvolvedores e afins, mais intermediários.
 
Blog: Você gostaria de passar uma mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI?

A melhor forma de reduzir diferenças de gênero em TI, na minha opinião, é sermos profissionais excelentes, não medianas. Mantenha-se atualizada, blogue suas ideias e seus aprendizados, participe de comunidades e eventos, melhore continuamente suas habilidades, não tenha medo de expor suas dúvidas.

Blog: Pode passar um contato para as pessoas que desejarem falar com você?

Twitter: @cecifernandes
Github: ceci
Slideshare: cecifernandes
LinkedIn: cecifernandes


Tags deste artigo: ti por elas cecília fernandes

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.