Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

SOFTWARE LIVRE: O que é BrOffice?

23 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 55 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 6842 vezes

Existe um documento no governo dizendo que não se pode utilizar o nome "OpenOffice", pois esta marca é de uma empresa, que possui o registro. Sendo assim, todos os textos e referências a "OpenOffice" foram alterados para "BRoffice".

Introdução

O projeto BRoffice é um desenvolvimento histórico para o mundo dos sistemas abertos e o movimento open-source (código aberto). Numa era de comunicação, as regras pelas quais os softwares são criados, definidos e distribuídos estão sendo redefinidas. O software, essencialmente uma poderosa forma de expressar o conhecimento e a lógica humana, está entrando no mundo de outras formas livres e abertas de expressão das idéias. A expansão das redes de comunicação tem sido central no direcionamento das qualidades do software. A necessidade de certos tipos de software serem disponibilizados de uma forma justa se torna muito evidente, especialmente quando relacionado à criação, troca e comunicação de informações. É importante notar que, em tempos recentes, algumas das forças mais significativas que influenciaram as mudanças em nosso mundo de informações são conseqüência de ferramentas e formatos para mecanismos como e-mail, servidores Web, navegadores web, IRC, e até o recente serviço de Instant Messenger. Todas essas infraestruturas baseadas em software mudaram para se tornarem fundamentalmente naturais, baseadas em tecnologias padronizadas e formatos disponíveis para todos os inovadores, sem restrição.

O projeto BRoffice estabelece essa mesma liberdade para a tecnologia de software usada para essas coleções de informações normalmente chamadas de documentos de escritório. Como resultado dos formatos desses documentos de escritório e a implementação de softwares aplicativos associados a eles se tornando tecnologias naturais disponíveis livremente a todos através do projeto BRoffice, os documentos de escritório têm feito a importante transição do mundo proprietário para o mundo universal, incorporado nos padrões de informação de comunicação naturais. O projeto BRoffice marca o início de uma era de universalização para documentos de produtividade de escritório, vindos na forma de formatos padronizados e serviços.

O que é BRoffice?

BRoffice é o projeto de código aberto pelo qual a Sun Microsystems liberou a tecnologia que move a suíte de produtividade StarOffice. O projeto BRoffice estabelece as facilidades necessárias para fazer esta tecnologia de código aberto disponível para as comunidades de desenvolvedores por todo o mundo, estando disponível ao público pela internet em diversos formatos. O site do projeto (www.broffice.org) disponibiliza fóruns para comunicação direta de discussões entre os desenvolvedores. Além disso, o site do projeto foi construído para prover um centro de informações completo e abrangente, reunindo todos os aspectos do projeto e sua tecnologia. Isso inclui detalhes de como a tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, como base para futuras inovações, de API e documentação arquitetural até planejamento, notícias e informações promocionais.

Por Jesulino Alves - MSLGuarulhos

Fonte: BRoffice.org.br

Tabela de equivalência

 

Produto

Equivalência

Descrição

Writer

MS Word

Editor de Texto

Calc

MS Excel

Planilha Eletrônica

Impress

MS Power Point

Apresentação


Tags deste artigo: openoffice mslguarulhos broffice inovação software guarulhos tecnologia comunidade padrões movimento universalização solidário escritório odf

44 comentários

Enviar um comentário
  • Foto do jesu minorJesulinux
    23 de Novembro de 2010, 10:48

    O que é um Software Livre e qual sua importância?

    Muitas vezes as pessoas exercem tarefas automáticas, seja lá qual for a função, sem observar e refletir qual a importância e a mobilização em torno daquele processo, produto, ou ferramenta. Por isso, mesmo tendo condições não se envolve com o trabalho de criação e manutenção na sua origem e no contexto de maior aproveitamento técnico e funcional do sistema.

    Com o Software livre isto tem uma imensa importância. Dialogar e contribuir com a comunidade desenvolvedora,alem de aproveitar melhor o conteúdo e as melhores aplicações do programa o faz mais um nó desta maravilhosa rede de conhecimento.

    Por isso acho que é importante saber o que é um software e para que ele serve. Com os softwares livres, isto é possível.
    É possível praticar a democracia e a cidadania na produção uso e aplicação dos softwares livres. Só ele tem este viés politico,participativo e cidadão.

    Sendo assim reproduzi no nosso site Http://softwarelivre.org/mslguarulhos texto do broffice.org sobre o que é BrOffice.

    Leiam, comentem, tire suas dúvidas. E o que é melhor, use o software e conte suas experiências de uso. Garanto isto cura até depressão, pois com estas práticas você lembrará o quanto você é importante e útil em um trabalho solidário e coletivo para o bem do seu país.

    Http://softwarelivre.org/mslguarulhos

    Jesulino


  • 5c969d7d11f071900fbfc57c0a29abe6?only path=false&size=50&d=404Juliana(usuário não autenticado)
    14 de Março de 2011, 21:11

    Quais são as facilidades do uso do BROffice ?

    Eu gostaria de saber pois estou com certa dificuldade em usá-lo, obrigada.


  • 0aa854fbc78e59ff150da227ed0cc7df?only path=false&size=50&d=404Megadevice(usuário não autenticado)
    18 de Janeiro de 2012, 23:02

    domeny

    Hello all. Do you looking for great and cheap domains? s1.t​elne​t-bd​unaj​.pl/​dome​ny


  • 8c0d482c24e3a9e8ebe2f82ad7ff8497?only path=false&size=50&d=404jibran(usuário não autenticado)
    6 de Fevereiro de 2012, 10:52

    casino

    The best person to give you medical advice about liver disease is your doctor. Best thing we can do is recommend perhaps a good doctor if you need a second or third opinion. www.​majo​rslo​tsca​sino​.com​/pl/


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.