Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

FLISOL GUARULHOS 2016 - RELATÓRIO FINAL

27 de Abril de 2016, 19:42 , por Jesulino Alves de Souza - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 146 vezes
Licenciado sob GNU FDL
Images2

Gnu Linux Libre

Flisol Guarulhos 2016

16 de Abril de 2016 Das 9 ás 17 horas

Instituto Federal - Campus Guarulhos-SP.

http://softwarelivre.org/flisol-guarulhos

 

Relatório Final Flisol Guarulhos 2016

 

No sábado 16/04/2016, das 9 ás 17 horas, Guarulhos sediou o FLISOL – Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, no campus do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Guarulhos (IFSP).

O evento contou na sua mesa de abertura com a participação de Sady Jacques, coordenador geral da Associação Software Livre.org que veio de Porto Alegre, prestigiar e colaborar com nosso evento, como palestrante e debatedor. Também contamos com a presença de João Cassino, Coordenador da coordenadoria de conectividade e convergência digital, da secretaria Municipal de Serviços da prefeitura de São Paulo, Ernesto Nascimento, diretor de engenharia da GRIFO CADCAM. Ainda estiveram na mesa de abertura, Prof. Joel Saade, diretor geral do campus Guarulhos do Instituto Federal que presidiu a mesa, além de Alex Garcia, representando o depto de informática e telecomunicações, (DIT) e de Douglas Andrade, coordenador de TI do Campus, tendo como mestre de Cerimônias a Profª Marinilzes Melo do Núcleo de Ciência e tecnologia da secretaria de desenvolvimento econômico e coordenadora da Semcitec Guarulhos. O debate com o tema; “Softwares livres e a colaboração na sociedade da informação e do conhecimento” também ficou movimentado com perguntas dos participantes que questionaram os palestrantes sobre as oportunidade e possibilidades de sucesso profissional de como ganhar dinheiro com software livre.

Também marcou presença e fez uma saudação, o Vereador Prof. Rômulo Ornelas, autor da lei 6.567 que dispõe sobre a utilização de Software Livre em em computadores de toda adm. pública e Autarquias da prefeitura de Guarulhos, aprovada na câmara municipal (http://leis.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/leis/leis_download/06567lei.pdf) 

Os membros da Mesa foram unânimes em destacar a importância do FLISOL, chamando a atenção para o fato de que o avanço da tecnologia digital se dá sobretudo pelo desenvolvimento do sistema operacional livre e que até grandes empresas como a Google e o Facebook utilizam software Livre em seus servidores, utilizando igualmente a base do sistema Gnu Linux para desenvolver seus próprios sistemas operacionais como o Android da Google. A razão para a ampla utilização do Gnu Linux na bolsa de Nova Iorque, controle do tráfego aéreo, aceleradores de partículas, controle de trens de alta velocidade, Nasa e outras grandes empresas e servidores, entre outros casos de sucesso, é sem dúvida não só sua flexibilidade, mas principalmente sua liberdade de alteração e adaptação com autonomia para empresas e órgãos públicos.

Não haveria dinheiro suficiente para pagar armazenamento e tráfego de dados, levando em consideração “floresta de servidores”, como a Microsoft e outras grandes empresas de tecnologia dispõem. No entanto, alertaram os palestrantes, o que está no imaginário popular é que o sistema operacional livre e o software livre não são eficientes ou confiáveis, daí a preferência alimentada pelo marketing por sistemas proprietários. Além disso não podemos confundir livre com gratuito, pois a prestação de serviços no mercado e a produção de novos softwares tem remuneração conforme o mercado de TI. O que não pode haver é a apropriação do código e a cobrança de licenças de uso.

Após a Mesa de Abertura, ocorreram várias oficinas simultâneas com a participação de convidados como a NIC.Br do comitê gestor da internet no Brasil, (Ferramentas De Emulação De Redes Com Código Aberto), Jesulino Alves que apresentou as principais funcionalidades do sistema operacional Guarux. Alex Garcia, coordenador do FabSocial, apresentou junto com Daniel Basconcello, Jairo Brandão, e Fábio Manfrinato, da empresa robotizando, apresentaram os as ferramentas educacionais livres, através da robótica educacional. Foram apresentados também os aplicativos multimídia livre com apresentação da ferramenta Audacity com Geraldo e Marcelo Lobo, além das possibilidades de produção de hardware livre com Arduíno. Participaram destas atividades professores e alunos do campus entre outros participantes.

Alguns destes temas vão voltar a ser debatidos e apresentados na semana de Informática do Instituto federal que acontecerá em Maio com convite da coordenação para novas apresentações.

Houve disponibilidade de instalação do Sistema Opercaional Guarux e Debian para os interessados que trousessem seus computadores, coordenado pelo voluntário Adilson Soares da ong metaguarux. Alguns foram instalados, mas a maioria dos participantes levou para casa um DVD com a imagem pronta para instalação no conforto lar.

Foram distribuídas 120 mídias gravadas com o Guarux Educacional além de vários livros, revistas e outras publicações sobre temas e projetos relacionados ao tema Software livre, cultura digital, e segurança na internet doados por organizações e instituições parceiras, como Nic.BR, Revista Arede e Coordenadoria de Inclusão Digital da prefeitura de SP.

Ao final do dia, houve o sorteio de camisetas cedidas pela Associação Software Livre.Org, que também ofereceu 2 inscrições para o FISL17 - Fórum Internacional de Software Livre, que acontecerá em Porto Alegre de 13 a 16 de Julho de 2016. Foi sorteado também um tablet oferecido pela faculdade progresso e 3 bolsas para cursos Gnu Linux, oferecido pela empresa de treinamentos 4Linux, aos participantes da Hackathon que desenvolveram 3 propostas de soluções de combate ao Zika Vírus.

Finalizando o Flisol, contamos com uma mesa de encerramento, cujo tema abordava principalmente sobre a presença do software livre na área de TI, o mercado de trabalho e as oportunidades. Onde contamos novamente com a presença do coordenador da Associação Software Livre.org, Sady Jacques e do Daniel Fink, gerente de engajamento para ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, que falou sobre a importãncia da participação do cidadão para garantir uma internet livre e o bom atendimento a todos.

O evento teve a participação de 106 participantes inscritos, sendo na sua maioria alunos do Instituto Federal – Campus Guarulhos. Todos os envolvidos, consideraram o evento muito positivo, com mais possibilidades de evolução e melhorias na organização para o próximo ano.

Agradecimentos a todos os parceiros, palestrantes e oficineiros, Prefeitura de Guarulhos, (DIT e NCT) cobertura da secretaria de Comunicação, Faculdade Progresso, Universidade Anhanguera pelos brindes para sorteios e o IF Guarulhos que abrigou brilhantemente o evento.

Agradecimentos a toda a comissão organizadora, Marinilzes Mello e Luzia Ghidini (NCT/Semcitec) Alex Garcia e Jesulino Alves (DIT) Com colaboração técnica de Milton Alves, Fernanda Milat e Daniel Na personalização dos DVDS e Publicação no Portal de eventos. Agradecimento especial a equipe do IF representada pelo Diretor prof. Joel Saade, Prof. Robson Ferreira, e Jairo Almeida pelo envolvimento e apoio na organização e toda infraestrutura disponibilizada.


Tags deste artigo: #softwarelivreGuarulhos #guarulhos #inclusaodigital #Flisolguarulhos #softwarelivre #JesulinoAlves

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.