Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

INCLUSÃO DIGITAL: Excluindo as Crianças Até 5 Anos, 132 Milhões de Brasileiros Não Tem Acesso a Internet

8 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1294 vezes

Mais brasileiros com internet em casa, mas a exclusão digital ainda é muito grande.

Materia da  Revista Arede Online
http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/106-acontece/4402-mais-brasileiros-com-internet-em-casa

O número de pessoas com acesso à internet em casa cresceu 30% no último ano, de acordo com uma pesquisa do Ibope Nielsen Online divulgada nesta quinta-feira, 7. Segundo o estudo, no Brasil, entre maio de 2010 e maio deste ano, 8,7 milhões de pessoas passaram a se conectar à web de casa, o que faz com que a quantidade de usuários ativos saltasse de 28,5 milhões para 37,2 milhões no período. Levando em conta quem acessa a internet no trabalho, o número sobe para 45,7 milhões.

O tempo de permanência conectado à web também evoluiu segundo a pesquisa. Durante o mês de maio, a população com acesso navegou, em média, por 48 horas e 17 minutos, o que representa um crescimento de 6,4% em relação a abril, quando o tempo médio de navegação foi de 45 horas e 22 minutos.

Neste quesito (de tempo médio conectado à rede), o Brasil lidera o ranking mundial, à frente de países com Alemanha, França e Espanha, cuja população com acesso à internet não fica mais de 35 horas conectada por mês.

A pesquisa observou também que tipo de sites mais atraíram os internautas durante o mês de maio. Entre as categorias pesquisadas, a que registrou o maior crescimento percentual do número de usuários únicos foi a de sites de automóveis, com evolução de 10,9% em relação ao mês anterior, chegando a 10,3 milhões de usuários únicos.

O estudo relaciona o crescimento ao aumento de 26% na quantidade de campanhas de publicidade online feitas por fabricantes de veículos, peças e acessórios no período, sobretudo os anúncios de carros de passeio nacionais, que cresceram 164% entre abril e maio deste ano.

Veja também um infográfico http://pt.scribd.com/doc/59249243/Personal-Nerd-Como-o-Brasil-Navega do Personal Nerd com os números da TIC Domicílios 2010, feita pelo CGI.br, sobre o acesso à internet no Brasil.
veja os gráficos no link abaixo
http://pt.scribd.com/doc/59249243/Personal-Nerd-Como-o-Brasil-Navega

 

Observações:  Para chegar aos 132.000.000 de  excluídos digitais peguei os dados em números redondos:

190.000.000 - População brasileira segundo IBGE
45.000.000 - Acessam a internet em casa ou no trabalho segundo
pesquisa do Ibope Nielsen Online - julho 2011
13.000.000 - São crianças segundo o ibge.

Conclusão:  Temos hoje 132.000.000 (cento e trinta e dois milhões de brasileiros sem acesso a internet.

Meu Comentário
Agora é importante saber os motivos desta imensa exclusão.
śerá que parte deste contingente é de auto-exclusão?  ou seja não usam porque não tem interesse e não sente necessidade. (mais adultos e fora do mercado produtivo)

Ou está excluído por não ter condições de manter uma estrutura  mínima de acesso, como computador, assinatura de banda, ou telefone.

Ou está excluído por que não há disponibilização de serviços de conexão em sua região.

Se a maioria está excluída pelos 2 últimos motivos que citei acima, o plano nacional de banda larga precisa ser muito mais eficiente para atacar este atraso.

Se a maioria for por auto exclusão, desinteresse, o que eu não acredito ser,
então seria importante uma articulação nacional de sensibilização para uso das ferramentas das TICS como instrumento de educação, cidadania, desenvolvimento local e profissional para inclusão social.

Vamos discutir este tema?  Mande sua idéia.





Tags deste artigo: internet redes inclusão digital inclusão social softwarelivre acesso população.

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.