Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade Metareciclagem

17 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

MetaReciclagem é uma rede auto-organizada que propõe a desconstrução da tecnologia para a transformação social.


Reunião Riacho 27/05/2013

30 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia 27 de maio de 2013 aconteceu a terceira reunião no Riacho Grande. Na reunião do mês anterior estiveram presentes o secretário dos Transportes e da Saúde para dialogar com a população local (disseram que as demandas foram grandes e que muitas pessoas estavam presentes). Nesta semana, quem estava presente foi a Neide, Assistente Social (menos pessoas e menos dialógo). Sergio até alertou que essas reuniões nao são apenas para a população cobrar, mas também dialogar, aprender e levar soluções, reforçando a ideia de gestão participativa.

Neide conversou didaticamente sobre a importância de ajudar e notificar casos de violência doméstica, evasão escolar (ainda bem altos). E também mostrou como era possível obter ajuda do poder público (idosos, deficientes, incapazes).

Sergio comentou sobre a importância do ECA e de atender comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. Sugeriu que no próximo mês de junho fizessemos algumas visitas aos bairros levando a discussão da temática ambiental, por conta do mẽs do meio ambiente.

Notificou alguns avanços: como a regulmentação da feirinha de domingo, o fechamento da prainha, e a mudança de mão de algumas vias.Ficou de compartilhar esses avanços por email.



Dissertação de Mestrado, 23 de maio de 2013

22 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aconteceu em 23 de maio, às 14hs, em Santos a defesa do trabalho de mestrado: "Apropriação Crítica de Tecnologias, Percepção Socioambiental e Petróleo, em Santos", de Maira Begalli

-----------

RESUMO

O presente trabalho analisou a percepção socioambiental de uma população local relacionada a apropriação crítica de tecnologias para o desenvolvimento de pesquisas livres sobre mitigação, análise de impactos advindos da indústria do petróleo e sustentabilidade da zona costeira do município de Santos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de junho de 2012 e maio de 2013. Foram estabelecidos os seguintes critérios: 1)Avaliação dos Pontos de Cultura do município de Santos como espaços possíveis para sediar um laboratório experimental temporário; 2)Receptividade da população local com relação a proposta; 3) Reconhecimento da atividade e interesse em colaborar por parte de coletivos que já desenvolvem projetos sobre a temática abordada. Ao final da pesquisa foi possível concluir que os Pontos de Cultura Projeto Parcel e Estação da Cidadania e Cultura podem ser considerados espaços possíveis para sediar atividades de um laboratório experimental no município de Santos. Uma parcela da população da área continental de Santos, residente no bairro do Caruara, demonstrou interesse em participar de atividades envolvendo a apropriação crítica de tecnologias para o manejo socioambiental da região. Relataram um censo crítico bastante apurado quanto ao desenvolvimento que a indústria do petróleo poderá trazer para região: muitos impactos ambientais em contraponto as oportunidades de emprego e lucros. A documentação das atividades realizadas possibilitou que a proposta fosse difundida e replicada para outros coletivos que atuam projetos correlatos em outros países. Assim, é possível considerar que o desenvolvimento de propostas experimentais pode proporcionar a realização de ações socioambientais livres no município de Santos, ou seja, promover ações que incorporem a apropriação crítica de tecnologias ao conhecimento ecológico da população local como forma de empoderamento em relação aos impactos que a indústria do petróleo tende a trazer para a região.

palavras-chave: apropriação crítica de tecnologias, percepção socioambiental, laboratórios experimentais, petróleo, Santos.

baixe aqui o pdf da dissertação

baixe aqui o pdf da apresentação

---

Como citar:

BEGALLI, M. 2013. Apropriação Crítica de Tecnologias, Percepção Socioambiental e Petróleo em Santos, São Paulo. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Sistemas Marinhos e Costeiros, 97p.

Localização

Santos
Oswaldo Cruz, 257
Brazil
See map: Google Maps


Flag It + deriva//lab no Caruara, 25 de maio de 2013

22 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Apresentação da proposta do deriva//lab com a população local do Caruara, aos jornalistas do Flag.it! A intenção é que possam reportar ao seus meios e ao público características socioambientais da região. Para gerar os posts, reportagens e relatos os participantes utilizarão aparelhos celulares, ipads (...) formando grupos mistos, com os colaboradores e a população local. O objetivo é valorizar as trocas colaborativas e a apropriação crítica de tecnologias.

Localização

Caruara, Santos
Avenida Andrade Soares
Brazil
See map: Google Maps


Apresentação de Mestrado, 23 de maio de 2013

22 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na próxima quinta-feira, 23 de maio, às 14hs, em Santos, acontecerá a defesa do trabalho de mestrado: "Apropriação Crítica de Tecnologias, Percepção Socioambiental e Petróleo, em Santos".

Rua Oswaldo Cruz, 257, Boqueirão.

Localização

Santos
Oswaldo Cruz, 257
Brazil
See map: Google Maps


Primeira reunião na subprefeitura do Riacho Grande, em 25 de março

16 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia 25 de março aconteceu a primeira reunião, na subprefeitura do Riacho Grande com o objetivo de envolver a população local nas escolhas da região. A reunião foi convocada por email e contou com a presença de líderes locais, e pessoas das mais diversas atividades, com as mais variadas demandas.

Wagner Lino, o atual subprefeito disse que o objetivo é reunir mensalmente a população local, que sofre com o afastamento geografico de SBC (centro). Ele expôs a situação que a sub passou entre os anos de 2005 até agora,um contexto de abandono que reflete a fragilidade atual do sistema socioecológico da região.

Não consegui participar da reunião de abril, mas pretendo documentar todas as reuniões que devem ocorrer nas últimas semanas de cada mês.