Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Sobre os limites e suas superações

16 de Setembro de 2014, 2:30 , por Matheus Sampaio - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 65 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

Ao invés de ficarmos apontando os limites das coisas, deveríamos entendê-las enquanto possíveis respostas a determinadas questões, que carregam consigo mesmo as condições históricas do seu desenvolvimento.Tais "coisas" são germinadas a partir de condições objetivas e subjetivas, que sabemos, são também condições que são dadas pela história. Mas, nossa mente pequena e histórica, que não enxerga os fenômenos da história enquanto um processo dinâmico de movimentos e fluxos.

Será que aquelas respostas, dadas por tantos outros antes e agora, tinham mesmo condições de ir além daquilo? É muito fácil olhar, pensar e sugerir ideias. É muito fácil idealizar. E nossa mente pequena também nos engana.

Quando deixarmos de ficar observando apenas os limites das coisas e agir para fazê-las ir além dos seus limites, iremos de fato avançar. Chegaremos onde queremos, no "para além" de todas as coisas que nos limitam.

É a partir das condições concretas, das condições que temos, que iremos construir o novo, que iremos fazer diferente. No dia a dia, no presente. Vendo cada manhã como uma oportunidade para superar as limitações do mundo e de nós mesmos.


Tags deste artigo: reflexões limites superação história

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.