Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Hackers debatem firmware livre no fisl12

29 de Junho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 297 vezes

Por Marjorie Luz

EncontrodehackersApós 20 anos da criação do GNU/Linux, o “software livre” ainda não é totalmente livre, realidade que deve ser mudada por programadores e usuários. Esse foi o tema debatido por Rodrigo Silva, Felipe Sanches e Alexandre Oliva, no Encontro de Hackers GNU+Linux-libre: desafios estratégicos para o Software Livre, realizado nesta terça-feira (29) durante o fisl12.

Para uma sala com “overbooking” de público, os palestrantes abordaram a distribuição de firmware não-livre. O firmware é um conjunto ações que são programadas nos hardwares dos computadores. O driver da Intel, por exemplo é livre, mas o firmware, não. Segundo Felipe Sanches, fundador do Hackerspace de São Paulo, pode parecer inocente, mas a principal razão pela qual as empresas não liberam o firmware porque os usuários não pedem. “O fabricante tem demanda, e como ninguém pede, eles não abrem”, apontou.

A discussão também girou em torno da propagação do movimento. Para Sanches, a sociedade precisa entender os motivos pelos quais a comunidade faz software livre, e conhecer mais sobre os seus direitos na rede.

Quando Ismael Castagnet, fundador do Hackerspace do Uruguai, questinou como os palestrantes enxergam o cloud compunting, a resposta veio em tom de brincadeira: “onde há nuvem há tempestade”, falou Alexandre Oliva, secretário da Fundação Software Livre da América Latina. Para ele, a computação em nuvem é pior do que a proprietária, uma vez que não é possível estudar o código fonte, copiar e distribuir o programa, e nem mesmo ter acesso aos dados, o que representa um perigo. “Software livre rodando na nuvem é a mesma coisa que software livre rodando em software proprietário”, concluiu Oliva.


Tags deste artigo: fundação software livre da américa latina softwarel livre cloud computing fisl12 firmware linux gnu/linux

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.