Com 189 commits (mudanças), na árvore de desenvolvimento, foi disponibilizada uma nova versão estável do Framework para desenvolvimento de aplicativos Web Ruby on Rails (RoR). A versão 3.2.9 consiste basicamente de correções destacando-se pequenas mudanças no ActiveRecord, ActionPack, ActiveModel, ActiveSupport, ActionMailer e Railties.
Junto com a nota de lançamento do RoR 3.2.9 há um alerta sobre uma brecha para ataques do tipo DoS encontrado recentemente no Ruby. É recomendado atualizar o Ruby para a versão 1.9.3 patchlevel 327 ou configurar o servidor web para limitar o tamanho da requisição HTTP. O Nginx já faz isto por padrão e o Apache precisa ser configurado usando a diretiva LimitRequestBody.
RoR enfatiza o uso de padrões de projetos conhecidos tais como Active Record, DRY (Don't Repeat Yourself) e arquitetura MVC (Model-View-Controller) e é utilizado por grandes sites como Software Livre Brasil (Noosfero), Github, Diaspora, Scribd, Groupon dentre outros.
A série estável 3.2.x do Ruby on Rails será a última a suportar o Ruby 1.8.7. A próxima versão do Rails (4.0), terá como requisito a versão 1.9.3 ou superior do Ruby, que traz como vantagem uma grande melhoria na performance e escalabilidade.
Notas de lançamento
http://weblog.rubyonrails.org/2012/11/12/ann-rails-3-2-9-has-been-released/