Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

Prévia do Ruby 2.0.0 é disponibilizada

6 de Novembro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 210 vezes

Originalmente: http://h-online.com/-1744547

Logo RubyA primeira prévia do Ruby 2.0.0 foi lançada para testes e comentários, especialmente para desenvolvedores construindo aplicações compatíveis com a versão 2.0. A prévia ainda esta incompleta; porém, este inclui refinamentos (fazendo os "monkey-patching" mais seguros), suporte a palavras-chaves como argumentos, lazy enumerators, suporte para o literal %i para arrays simbólicas, adição de uma convenção para que os métodos #to_h retornem hashes e uma nova engine regexp. Mat Sadler, engenheiro na UK Globaldev, possui um resumo das novas funcionalidades e exemplos em uma postagem no seu blog.

O que foi omitido, porém, é o suporte ao DTrace, atualização do RubyGems, melhorias no Rdoc e Rake e uma série de funcionalidades aceitas mas não implementadas tais como uma API simplificada para o Ruby e suporte aprimorado para o Unicode. Estas melhorias são esperadas para Dezembro na segunda prévia. Próximo ao Natal ocorrera um congelamento do código e próximo ao Ano Novo a primeira versão candidata deve aparecer.

No início de fevereiro um segundo candidato de lançamento deve abrir o caminho para o lançamento final em 24 de Fevereiro. Detalhes adicionais das mudanças estão disponíveis no arquivo NEWS dentro do código fonte da distribuição. Heroku, o serviço de hospedagem de aplicações Ruby, que patrocinou o trabalho de Yukihiro "Matz" Matsumoto, Koichi Sasada e Nobuyoshi Nakada no Ruby 2.0, também tornou possível rodar a versão prévia. Mais detalhes no blog do Heroku.


Tags deste artigo: heroku matz ruby software livre desenvolvimento yukihiro matsumoto orientação a objetos