Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

Lançado o Linux 3.2-rc1

8 de Novembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 208 vezes

Tux glassesOriginalmente: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAxMjc

O primeiro candidato de lançamento do Kernel Linux 3.2 esta disponível no kernel.org. Existe um bom número de novas ramificações e outras mudanças que foram incluídas durante a janela de merge do Linux 3.2, mas Linus diz que esta não é "extremamente assustadora." Linus disse, "O fato de que a versão 3.1 foi arrastada não significa que este lançamento acabou tendo a maior janela de merge de todas, eu não estou nervoso sobre isto."

O longo anúncio de lançamento do Linux 3.2-rc1, por Linus, pode ser lido na lista de mensagem do kernel (lkml.org). Devido o lançamento tardio do Linux 3.1 kernel, Linus estava preocupado de que o Linux 3.2 tivesse um tamanho exagerado. O Kernel Linux 3.2 talvez esteja um pouco grande, mas no final Linus não acredita que este esteja "fora de forma".

Entre as principais melhorias no Linux 3.2 estão:

  • Melhorias no driver de vídeo do VMware. Com este lançamento, o driver DRM "vmwgfx" deixou a área de avaliação (staging) do kernel.
  • Introdução do driver Samsung Exynos DRM. Este driver aberto da Samsung provê um KMS (kernel mode-settign driver) sem aceleração para o SoC (System On Chip) ARM 4210. Este é o primeiro driver DRM ARM a ser introduzido no código principal do kernel.
  • Muitas outras melhorias nos drivers de vídeo aberto. Suporte a KMS no Nouveau para os últimos chipsets Fermi "0xd9", tais como o GeForce GT 520, desde que o mode-setting deste é um tanto diferente das outras GPUs GeForce 400/500 Fermi. Também haverá suporte ao RC6 da Intel.
  • O merge da área de avaliação esta enorme.
  • No mundo dos sistemas de arquivo existe mudanças robustas no Btrfs.

O que não tem no Linux 3.2 é qualquer melhoria maior no gerenciamento de energia, no sistema de arquivos Reiser4, no suporte a DRM/KMS no VIA, ou qualquer outro driver DRM para qualquer outro SoC ARM que foi trabalhado anteriormente. Também não existe suporte para a série de placas gráficas AMD Radeon HD 7000 "Southern Islands", que deve ser lançada em breve.


Tags deste artigo: software livre lançamento linux kernel

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.